Categories: Estadual

Paraná apresenta Programa Estadual de Educação Ambiental

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), promoveu na sexta-feira (23), em Guarapuava, a primeira audiência pública para apresentação do Programa Estadual de Educação Ambiental (PEEA).

O material foi finalizado em dezembro de 2018 e está aberto para consulta pública. As audiências também ocorrerão nos próximos dias em Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Curitiba, Jacarezinho e Cascavel. As reuniões são realizadas em parceria com universidades estaduais.

“Vamos percorrer todas as regiões para ouvir a população a respeito do conteúdo do programa”, diz a diretora de Políticas Ambientais da secretaria, Fabiana Campos. “E também discutir programas e projetos futuros que poderão ser desenvolvidos a partir das quatro linhas de ação do Programa Estadual”, completa.

Na prática

O Programa Estadual de Educação Ambiental (PEEA) teve início em 2016, como resposta ao Programa Nacional de Educação Ambiental, o qual os estados devem replicar em suas secretarias. Para isso, o Ministério Público do Paraná constituiu um Grupo Gestor para desenhar o programa. Além do MP, ele é formado por representantes das secretarias estaduais de Educação, Saúde, da Agricultura e do Abastecimento e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

O PEEA-PR foi elaborado de forma participativa e colaborativa, apontando diretrizes, princípios, objetivos e linhas de ação para a educação ambiental no Paraná.

Compõem o programa quatro linhas de ação: Gestão e Planejamento da Educação Ambiental – Monitoramento e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos de Educação Ambiental; Educação Ambiental Não Formal; Educação Ambiental por meio do Ensino Formal; e Comunicação para Educação Ambiental.

Para o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Alves de Araújo, a educação ambiental muitas vezes não é aplicada ou é feita de maneira errada porque falta informação. “Antes cobrar qualquer coisa da população é necessário informá-la”.

Contribuições

A minuta do programa está disponível para consulta pública no site Conexão Ambiental. As sugestões podem ser encaminhadas até 10 de outubro por meio de questionário ou pelo e-mail portalconexaoambiental@sema.pr.gov.br.

O Paraná é pioneiro na elaboração de um Programa Estadual de Educação Ambiental. “Somos o primeiro a consolidar um programa estadual proposto quando do lançamento do Plano Nacional de Educação Ambiental”, destaca a diretora de Políticas Ambientais.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

5 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

6 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

6 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago