Categories: Estadual

Paraná adere ao Sistema Nacional de Juventude

O Estado do Paraná aderiu no último mês ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), ligado à Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). O Sinajuve é previsto pelo Estatuto da Juventude e consiste em um ambiente integrador, que estimula a troca de boas práticas, de programas e ações de promoção dos direitos dos jovens. O sistema também viabiliza mecanismos de gestão, integração e transversalidade de ações, saberes e programas para a população jovem.

Segundo boletim divulgado pelo órgão na última quinta-feira, 13, além do Paraná, houve outras nove adesões, entre estados, municípios e conselhos. Entre os estados que passaram a integrar o sistema estão Rio de Janeiro, Rondônia, Piauí, Goiás e Espírito Santo, além dos municípios de Porto Grande (AP) e os sul-mato-grossenses Corumbá e Ribas do Rio Pardo. Por fim, o Conselho Municipal de Juventude de Londrina (PR) também efetivou adesão.

Com essas adesões, o Sinajuve agora conta com 35 membros. São 13 estados, 12 municípios, cinco conselhos de juventude, inclusive o nacional, e cinco organizações da sociedade civil. “Estamos muito satisfeitos com o número de adesões nesse curto período de tempo. Isso é reflexo do preparo desses órgãos de juventude e comprometimento com as políticas públicas”, afirmou a chefe de gabinete da SNJ, Flaviane Stedille. “O Sinajuve é uma conquista antiga da juventude brasileira, que apenas agora está sendo implementada. Por isso, entendemos que ainda precisamos dedicar muitos esforços para que todas as unidades de juventude sejam alcançadas e as políticas de juventude sistematizadas”, ressalta.

Podem fazer parte do sistema Conselhos de Juventude, Organismos Gestores e Entidades de Juventude. A formalização do termo de adesão pode ser feita mediante a instituição de conselho estadual, distrital ou municipal de juventude e a existência de órgão estadual, distrital ou municipal, responsável pelas políticas públicas de juventude. A criação de órgão de juventude poderá ser feita por meio de lei formal, aprovada pelo Poder Legislativo, ou por decreto, de competência do Chefe do Poder Executivo. O conselho de juventude, do mesmo modo, poderá ter a criação realizada por meio de decreto.

As entidades terão acesso a diversos benefícios, como participação em cursos de capacitação para gestores, fórum de discussão para o debate de temas correlatos à juventude e em consultas públicas sobre propostas de atos normativos em matéria de juventude. Todos também receberão informações dos estabelecimentos promotores de políticas públicas destinadas à juventude no país.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

4 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

5 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

5 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago