Dados da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) mostram que, de janeiro a abril deste ano, 9.950 pessoas foram internadas no estado para tratamento de pneumonia ou influenza (gripe). Isso representa uma média de 82 internações por dia, com um total de 1.521 óbitos registrados no período.

No ano passado, a média diária de internações foi de 91 pessoas nos primeiros quatro meses, com um total de 1.145 mortes. Ao longo de todo o ano de 2023, os sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) registraram 3.694 internações e 4.409 óbitos.

 

Prevenção é fundamental

A prevenção dessas doenças é possível com vacina, hidratação adequada e manutenção de ambientes bem ventilados. “Os casos de pneumonia tendem a aumentar no inverno”, afirma Acácia Nasr, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa. Em caso de suspeita de pneumonia ou gripe, o usuário do SUS deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação. Se necessário, o paciente poderá ser encaminhado para uma unidade de referência para tratamento intensivo.

Compartilhe nas Redes Sociais: