Destaque

OUTONO NO PARANÁ TRAZ PREVISÃO DE VERANICOS, NEVOEIROS, GEADAS E DIMINUIÇÃO DAS CHUVAS

O Outono terá seu início às 0h06 desta quarta-feira (20) e se estenderá até às 17h51 de 20 de junho. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será marcado por temperaturas abafadas e quentes, seguindo a tendência dos últimos dias. Esta condição favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde. A menor temperatura prevista é de 19 ºC em Guarapuava, enquanto as maiores estão previstas para Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu, com 25 ºC.

O cenário climático global aponta para a dissipação do fenômeno El Niño, predominante durante o verão. Em seu lugar, surge o La Niña, fenômeno climático caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial, atingindo seu ápice na primavera.

De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, “a temperatura média do ar tende a ficar próxima ou ligeiramente acima da normalidade climatológica, exceto na região litorânea, onde segue o padrão para a estação”. Prevê-se alguns períodos de temperaturas elevadas, enquanto as manhãs e noites gradativamente se tornarão mais frias.

O regime de chuvas tende a acompanhar a normalidade climatológica no Litoral, na Capital e na Região Metropolitana. Entretanto, para as demais regiões, prevê-se precipitação abaixo da normalidade. “Estão previstos períodos de tempo seco – os chamados veranicos -, bem como nevoeiros e os primeiros episódios de geada, características da estação”, observa o meteorologista.

O Outono paranaense, em geral, caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, ocasionada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio é geralmente o mês mais chuvoso. A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, aumentando o intervalo entre as chuvas e as passagens de frentes frias. As maiores precipitações ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste, enquanto as menores são registradas no Norte.

Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, provocando a queda das temperaturas e períodos frios. Geadas são esperadas nas regiões mais altas, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE OPERAÇÃO INVERNO 2024

A ação visa intensificar o atendimento à população em situação de rua, sempre que houver…

14 horas ago

EM NOITE DE EVENTO, PREFEITO SANCIONA LEI QUE REGULAMENTA AÇÕES DO ECONOMIA SOLIDÁRIA

Aconteceu na noite de ontem, o 3° Encontro da Economia Solidária de Colombo, no Auditório…

15 horas ago

PREFEITURA DE COLOMBO PROMOVE A SEMANA DO MEI

Realizada com o objetivo de fazer os empreendedores se diferenciar dos seus concorrentes e aproveitar…

16 horas ago

COMBOIO DO EXÉRCITO COM 180 TONELADAS DE DOAÇÕES PARA O RS FAZ PARADA TÉCNICA EM CURITIBA.

Um comboio de carretas que saiu de Brasília no sábado (11), com cerca de 180…

3 dias ago

COLOMBO – DIA 26 DE MAIO FERIADO MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO

A Prefeitura de Colombo informa por meio da Lei 268/1987 e sua regulamentação contida no…

3 dias ago

GRECA INAUGURA ESTAÇÃO PRISMA SOLAR AGRÁRIAS, UM MARCO DA NOVA ERA DO TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA

Climatizada, autossustentável e pronta para a eletromobilidade. A Estação Prisma Solar Agrárias foi inaugurada nesta…

3 dias ago