O Outono terá seu início às 0h06 desta quarta-feira (20) e se estenderá até às 17h51 de 20 de junho. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será marcado por temperaturas abafadas e quentes, seguindo a tendência dos últimos dias. Esta condição favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde. A menor temperatura prevista é de 19 ºC em Guarapuava, enquanto as maiores estão previstas para Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu, com 25 ºC.
O cenário climático global aponta para a dissipação do fenômeno El Niño, predominante durante o verão. Em seu lugar, surge o La Niña, fenômeno climático caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial, atingindo seu ápice na primavera.
De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, “a temperatura média do ar tende a ficar próxima ou ligeiramente acima da normalidade climatológica, exceto na região litorânea, onde segue o padrão para a estação”. Prevê-se alguns períodos de temperaturas elevadas, enquanto as manhãs e noites gradativamente se tornarão mais frias.
O regime de chuvas tende a acompanhar a normalidade climatológica no Litoral, na Capital e na Região Metropolitana. Entretanto, para as demais regiões, prevê-se precipitação abaixo da normalidade. “Estão previstos períodos de tempo seco – os chamados veranicos -, bem como nevoeiros e os primeiros episódios de geada, características da estação”, observa o meteorologista.
O Outono paranaense, em geral, caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, ocasionada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio é geralmente o mês mais chuvoso. A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, aumentando o intervalo entre as chuvas e as passagens de frentes frias. As maiores precipitações ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste, enquanto as menores são registradas no Norte.
Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, provocando a queda das temperaturas e períodos frios. Geadas são esperadas nas regiões mais altas, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.
Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…
A Black Friday pode ser uma grande oportunidade ou um risco para os negócios. Descubra…
O desejo de ouvir o Hino da Bandeira cantado por um coral de crianças …
Relatórios indicam queda no número de apreensões, atribuída a políticas mais rígidas de controle de…
Obras e equipamentos públicos transformam municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Governo do…
Edital da Seap e Deto oferece veículos recuperáveis e sucatas em leilão online com visitação…