#4 Valor com Propósito (10/02) - Jornal de Colombo

#4 Valor com Propósito (10/02)

#4 Valor com Propósito (10/02)
(Foto: Reprodução/Google)

Texto escrito por Rê Iorio, administradora, empreendedora social, mãe do Bernardo e sócia co-fundadora da consultoria de impacto social Valor com Propósito

Olá, queridos leitores! Em nossa última coluna, trouxemos em pauta como pessoas e empresas podem contribuir com o desenvolvimento do terceiro setor e a importância do engajamento em ações e projetos sociais para divulgar as causas e potencializar os apoios.

Para começar a coluna de hoje, quero te perguntar: Você sabe quais são as possibilidades de apoio às instituições? Quando falamos de apoio, pode ser que venha a mente somente a possibilidade de apoio financeiro. Em alguns casos realmente a doação financeira é a primeira urgência da instituição, por conta de custos mensais e necessidades pontuais. Mas um ponto importante para ressaltarmos é que existem várias outras relevantes necessidades que podem ser atendidas e que ficaram ainda mais evidenciadas com o decorrer da pandemia do Covid-19.

Em muitas instituições a doação de tempo de voluntariado torna-se fundamental para o andamento das atividades diárias, como auxiliar no cuidado de crianças, idosos e animais abandonados, por exemplo. O tempo que nós, cidadãos responsáveis e comprometidos, disponibilizamos para ajudar em atividades recorrentes ou pontuais, ajuda a milhares de instituições a reduzir custos com pessoal e também a expandir as atividades. Ter voluntários por perto também é uma forma de ter embaixadores da causa, que além de beneficiar a instituição, podem atrair novos voluntários e oportunidades de apoio. Há também necessidades de doação de itens de higiene pessoal e alimentos, como leite, alimentos não perecíveis, itens essenciais para elaboração de marmitas e lanches, que semanalmente, são distribuídos nas cidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Outras possibilidades são: doações de roupas, que muitas vezes ficam paradas em nossos armários e que podem aquecer e fazer a diferença para muitas pessoas, que promovem educação e ações culturais geralmente precisam de material escolar para as atividades. Temos também a possibilidade de doação de leite materno, uma doação silenciosa, mas fundamental para garantir a vida com qualidade de tantos bebês e também de cabelos, que devolvem a muitos pacientes com câncer a autoestima, resgata o amor-próprio que em muitos casos impacta positivamente na recuperação do paciente. E para finalizar, outra doação fundamental é a doação de sangue. Uma única bolsa de sangue doada por uma pessoa, pode salvar até quatro vidas. E ao longo do ano, uma pessoa pode doar de 3 a 4 vezes. Conta pra gente como você contribui com a sua comunidade, queremos muito saber! contato@valorcomproposito. com.br

Posts