Categories: Cultura

Olhar de Cinema anuncia os selecionados da Mostra Competitiva

Em uma edição completamente online, de 7 a 15 de outubro, todo o Brasil terá a chance de conferir o 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Criado em 2012, o festival vem se destacando nos cenários dos eventos nacionais por uma curadoria apurada e arriscada, sempre em busca de novos olhares e narrativas e atenta a temas pessoais e sociais relevantes. 

A Mostra Competitiva tradicionalmente apresenta uma seleção composta por filmes recém-lançados e ainda inéditos no Brasil, um conjunto de apostas e descobertas que busca o equilíbrio entre inventividade, abordagem de temas contemporâneos e potencial de comunicação com o público. Nesta edição serão nove longas-metragens, formando um recorte original da cinematografia mundial.

O cinema brasileiro vem representado pelo ainda inédito Entre nós talvez estejam multidões, dirigido por Pedro Maia de Brito e Aiano Bemfica, filmado na ocupação Eliana Silva. Da seleção da Mostra Panorama do último Festival de Berlim, faz parte da seleção Luz dos trópicos, de Paula Gaitán.

Conversando com outras cinematografias, ainda do festival de Berlim, desta vez da mostra Encounters, chega o português A metamorfose dos pássaros, de Catarina Vasconcelos. Outros títulos da Berlinale são o belga Victoria, de Sofie Benoot, também exibido no IndieLisboa, e Na cabine de exibição do diretor israelense Ra'anan Alexandrowicz, já selecionado para vários outros festivais voltados ao cinema documental.

Do Festival de Roterdã, o Olhar traz o indiano Nasir, de Arun Karthick, e o espanhol Longa noite, de Eloy Enciso, também selecionado para os festivais de Toronto e Locarno. Deste festival, também será possível conferir o francês Um filme dramático, de Eric Baudelaire.  Los lobos, do mexicano Samuel Kishi, vindo diretamente do Festival de Havana, completa a seleção.

A seleção de curtas-metragens segue a mesma diversidade de narrativas e locais, com representantes brasileiros, espanhóis, franceses e peruanos, entre outros. Do Brasil, são dois títulos: Chão de rua, de Tomás von der Osten, exibido no último festival de Locarno, e, em pré-estreia mundial, Noite de seresta, de Sávio Fernandes e Muniz Filho.

Sobre o Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema é um festival que busca destacar e celebrar o cinema independente produzido no mundo. São propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do microuniverso cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.

A seleção apresenta ao público filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, ainda assim, possuem um grande potencial de comunicação com o público.

Nesta edição, serão sete mostras: Mostra Competitiva, Mostra Foco, Novos Olhares, Outros Olhares, Olhares Brasil, Exibições Especiais e Mirada Paranaense.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

11 horas ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

14 horas ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

16 horas ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

18 horas ago

AÇÃO SOLIDÁRIA DESTINA PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA AUXILIAR AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Contribuintes têm a oportunidade de auxiliar as vítimas das recentes inundações no Rio Grande do…

19 horas ago

CAIXA LIBERA ABONO DO PIS/PASEP NASCIDOS EM MAIO E JUNHO

  A partir do dia, 16, cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada…

19 horas ago