A construção do novo Hospital Geral de Colombo avança rápido em sua primeira etapa. Atualmente, está em execução a fase de movimentação do solo e contenção das divisas do terreno. Esta etapa foi iniciada há cerca de 20 dias. Depois de finalizada, será implantado o canteiro de obras para a execução predial.
“Estamos realizando essa que é a maior obra já realizada na história de Colombo, com a parceria do Governo do Estado. O maior legado para a população colombense em 133 anos está virando realidade”, afirmou o prefeito Helder Lazarotto.
O hospital será referência para o atendimento dos quase 250 mil cidadãos colombenses, e também vai receber pacientes de municípios vizinhos, como Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, e Campina Grande do Sul.
A obra está sendo executada em uma área de 13 mil metros quadrados no Jardim Monza, na Rua Princesa Izabel, 939. Serão cinco pavimentos, além de área técnica, e mais dois pavimentos já projetados para ampliação futura.
LEITOS – Nesta primeira fase, a unidade contará com 126 leitos de internação efetivo, sendo 95 leitos adulto, 21 pediátricos e dez UTIs adultos, além de outros sete leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e de Recuperação Pós-Exames.
Com esta estrutura, o hospital terá condições de realizar 15 mil exames por mês. Serão nove consultórios com atendimento em diversas especialidades, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ortopedia, Vascular, Urologia, Anestesiologia e Nutrição Ambulatorial, que atenderá 7.204 consultas mensais.
Serão ainda quatro salas cirúrgicas para várias especialidades, com previsão de 400 cirurgias/mês. As infraestruturas de enfermarias e quartos poderão internar até 869 pacientes adultos/mês e mais 192 pacientes pediátricos. Já a UTI poderá receber até 75 pacientes mensalmente.
PROJETO – A Volkswagen, por intermédio da Santa Casa de Curitiba, investiu R$ 835 mil para a contratação do projeto executivo da obra. A viabilização do projeto é fruto das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado entre a Volkswagen do Brasil e o Governo do Estado do Paraná em 2013, dentro do programa Paraná Competitivo.