Categories: DestaquePolicial

Número de mortes violentas cai no 1° trimestre no Paraná

O Paraná registrou queda em mortes violentas intencionais (MVI) no primeiro trimestre deste ano segundo o Relatório Estatístico Criminal, elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). O número de homicídios dolosos, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio caiu 13,3% em comparação com o mesmo período de 2020, de 645 para 559, ou seja, 86 ocorrências a menos.

Além disso, em 65% dos municípios paranaenses não houve registro de mortes violentas. Dos 399 municípios, 260 não tiveram ocorrências. Em 2020, no mesmo período, foram 236 municípios (59%) sem casos. “Devido a um pequeno aumento de homicídios em algumas cidades no ano passado, a Segurança Pública começou a estudar e aplicar operações policiais contra o tráfico de drogas. Combatendo o tráfico de drogas, se combate também o homicídio”, comentou o secretário da pasta Romulo Marinho Soares.

O número de homicídios dolosos no primeiro trimestre deste ano caiu 13,6%, de 593 para 512. Houve queda de 20% nos roubos com morte (de 15 casos para 12). Já a lesão corporal seguida de morte aumentou 15,3% ao se comparar com o mesmo período do ano anterior (de 13 casos para 15). “Nosso trabalho é muito qualitativo e tem sido muito eficiente. Usamos o georreferenciamento e estatística e, por isso, as operações não param no Paraná”, afirmou Marinho. “Toda semana desencadeamos uma ação nova para, justamente, reduzir os homicídios no Estado. E temos conseguido êxito com essas ações”, completou.

Também houve queda no número de feminicídios. A redução foi de 16,6%, de 24 casos para 20. O balanço de vítimas de feminicídios no Paraná passou a ser divulgado pela Secretaria da Segurança Pública no Relatório de Crimes Relativos à Mortes em maio de 2020. A informação antes era divulgada junto com os dados de homicídios e agora tem uma coluna específica, o que torna mais transparentes os dados sobre esta modalidade de crime.

Em Colombo, no período avaliado, foram 14 homicídios dolosos, incluindo um caso de feminicídio. Não foram registrados latrocínio. No município, houve dois casos de lesão corporal tendo como resultado morte.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

VEM AÍ O 1⁰ PEDAL EM COMEMORAÇÃO AO 24⁰ ANIVERSÁRIO DA GRUTA DE BACAETAVA

Quem curte um bom passeio de bike, não pode ficar de fora do 1⁰ Pedal em…

5 horas ago

SOBE PARA 83 NÚMERO DE MORTES NO RIO GRANDE DO SUL PELAS FORTES CHUVAS

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do…

10 horas ago

FUTEBOL NOS BAIRROS: FINAL DO TORNEIO TAÇA LIBERDADE TEM GOLEADA

Foi realizado na tarde de ontem (05), a Final do Torneio Taça Liberdade, no bairro…

12 horas ago

PREFEITURA DE COLOMBO PROMOVE CAMPANHA PARA ARRECADAR DOAÇÕES PARA O RIO GRANDE DO SUL

Diante da tragédia que algumas cidades do Rio Grande do Sul estão passando, a Prefeitura…

2 dias ago

ECONOMIA: ARROZ E CARNE DEVEM FICAR MAIS CAROS COM ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL.

As enchentes do Rio Grande do Sul afetaram a produção agrícola do estado, principalmente de arroz, soja…

2 dias ago

FIM DE SEMANA COM DANÇA, ESPORTE, MUITO LAZER, EM CURITIBA, E TUDO DE GRAÇA

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) vai oferecer mais um fim de semana repleto de…

2 dias ago