No Dia Mundial do Meio Ambiente, entrevistamos o secretário municipal do Meio Ambiente de Colombo, José Vicente de Lima, popularmente conhecido como Zé Vicente, para entender as iniciativas da secretaria em benefício da cidade.
Desafios da secretaria
Segundo Zé Vicente, um dos maiores desafios enfrentados pela secretaria, ao assumir a gestão, foi sensibilizar os políticos sobre a importância das questões ambientais, que anteriormente eram subestimadas. “Não dá mais para tratar a secretaria de Meio Ambiente como pequenininha ou a questão ambiental com desprezo, porque o retorno vem. É só a gente ver o que está acontecendo, o exemplo é no Rio Grande do Sul”, declarou.
Zé Vicente enfatiza que a consciência ambiental deve começar pelos políticos e gestores públicos, com ações práticas que beneficiem a população. “Nos últimos três anos, a partir do momento que eu assumi a secretaria de Meio Ambiente de Colombo, houve uma mudança de conscientização no município. Temos um departamento de educação ambiental, fomos até os bairros, até as escolas, através de palestras”, explicou.
Educação ambiental
As palestras nas escolas impactaram mais de 50 mil pessoas. Além dos alunos, cursos e palestras foram oferecidos aos professores da rede municipal. “Iniciamos através dos professores e depois através dos alunos também”, afirmou.
No ano passado, a secretaria, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, envolveu alunos da rede municipal no plantio de 1.200 ipês e 600 mudas de árvores frutíferas. Além disso, a secretaria distribuiu 100 kits de EPIs para coletores de recicláveis, garantindo a segurança desses trabalhadores.
Iniciativa EcoTroca
Outra iniciativa destacada por Zé Vicente é o EcoTroca, que promove a troca de materiais recicláveis, como latas, plástico, papel e vidro, por sacolas nutritivas de hortaliças. A cada dez quilos de recicláveis apresentados pelos moradores, eles recebem um vale-sacola com cinco quilos de verduras.
Somando forças
Essas ações refletem o compromisso da Secretaria de Meio Ambiente de Colombo com a sustentabilidade e a educação ambiental, demonstrando a importância de envolver a comunidade e os gestores públicos na preservação do meio ambiente.