Para comemorar o Dia da Árvore (21 de setembro), a represa do Rio Iraí, em Pinhais, recebeu nesta segunda-feira o plantio de 31 mudas de espécies nativas,  representando diversas ações de plantio e preservação em todo o Estado. A escolha da barragem se deu também para destacar a estiagem. Atualmente, o Iraí está com apenas  16,91% de sua capacidade, nível mais baixo entre todos os reservatórios da Sanepar. 

A iniciativa foi realizada pela Sanepar, a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Pinhais, e contou com o plantio de mudas de Araçá, Sassafrás, Erva Mate, Pitanga, Baguaçu, Canjarana, Ipê amarelo, Gurucaia e Araucária. Outra área da Sanepar, de quatro hectares, às margens do Rio Timbu, afluente da Represa do Iraí, também está sendo preparada para o plantio, totalizando quatro mil mudas em torno do reservatório.

De acordo com o Governo do Estado, foram plantadas aproximadamente 550 mil mudas através do programa Paraná Mais Verde. “Todos os 19 viveiros do Estado estão atuando para conscientizar a população sobre a importância das árvores para a natureza”, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. “É uma grande ação que demonstra que o Paraná é o Estado que mais cuida e mais recupera o meio ambiente no Brasil”, completou.

Já o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, lembrou da importância das áreas de floresta para a manutenção dos recursos hídricos por elevar o lençol freático. “Plantar árvore também é plantar água”, afirmou. “Estão sendo plantados espécies da flora nativa do Paraná, como pitanga, erva-mate e cedro, para que as pessoas conheçam na natureza o que já consomem”, disse. As mudas são do viveiro do IAT de Curitiba, com capacidade de produzir cerca de um milhão de mudas ao ano.

Compartilhe nas Redes Sociais: