A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família promoverá, entre os dias 23 a 25, um mutirão para a emissão da Carteirinha do Autista (Ciptea) durante o 3º Festival Inclusão em Cena, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.
Durante os três dias do evento, será possível obter a carteirinha na hora, desde que apresentados os documentos necessários: RG e CPF da pessoa autista e do responsável, exame de tipagem sanguínea, laudo médico com o CID que identifica o espectro autista e uma fotografia atualizada.
A Ciptea garante atendimento prioritário em espaços públicos e privados, além de servir como documento de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista. Até o momento, mais de 22 mil carteirinhas já foram emitidas no Paraná.
O secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, ressaltou a importância da ação para ampliar o acesso ao documento. “Em abril, realizamos mutirões em todo o Estado para a emissão deste importantíssimo documento. Ele garante que a pessoa tenha seus direitos respeitados e auxilia na elaboração de políticas públicas mais assertivas, pois passamos a saber onde essas pessoas estão”, destacou.
A Ciptea, regulamentada por lei federal, é gratuita e inclui dados e informações tanto da pessoa com espectro autista quanto de seus responsáveis. Todos os paranaenses com TEA podem solicitar a carteirinha através do site www.carteiradoautista.pr.gov.br. Após a análise e aprovação do cadastro, o usuário receberá uma mensagem por e-mail ou SMS para imprimir o documento.