Pontífice passou a madrugada bem, segundo boletim do Vaticano; quadro de saúde ainda é considerado complexo

 

O Papa Francisco, internado desde 14 de fevereiro devido a um quadro de pneumonia, teve uma noite tranquila e segue sob cuidados médicos no Vaticano. Apesar da melhora, seu estado de saúde ainda é considerado complexo, e um novo boletim deve ser divulgado na tarde desta segunda-feira (3).

Na tarde de domingo (2), a Santa Sé informou que o Papa Francisco, de 87 anos, continua apresentando um quadro clínico estável, mas que inspira cuidados. O Vaticano destacou que, apesar de não precisar de ventilação mecânica invasiva, o pontífice recebe oxigenoterapia de alto fluxo para auxiliar sua recuperação. Ele também não apresentou febre nas últimas horas.

Francisco está internado há quase três semanas, depois que uma bronquite evoluiu para pneumonia em ambos os pulmões. Esta já é sua ausência mais prolongada desde que assumiu o papado, em março de 2013.

A preocupação com a saúde do líder da Igreja Católica mobiliza fiéis ao redor do mundo, que realizam vigílias e orações pela sua recuperação. No último domingo, mesmo sem comparecer à Praça São Pedro, Francisco enviou uma mensagem de fé e esperança aos católicos.

Os médicos responsáveis pelo tratamento do Papa ainda não deram previsões sobre a duração da internação. A expectativa é que um novo boletim médico, previsto para esta tarde, traga mais detalhes sobre seu quadro e possíveis próximos passos.

Compartilhe nas Redes Sociais: