A população que vive no Moradias Faxinal, no Santa Cândida reivindicou e foi atendida. A Prefeitura implantou na última semana, um novo ponto de troca de resíduos recicláveis por hortifrútis, pelo programa Câmbio Verde. A cada 15 dias, os caminhões do programa ficarão estacionados no final da Rua Paulo Macarini, em frente ao CMEI Jardim Alegre para que a comunidade troque lixo reciclável por alimentos.
A solicitação havia sido feita pelos moradores durante o encontro Prefeitura nos Bairros, realizado no fim de julho, no salão paroquial da Igreja Santa Cândida. Entre os requerentes estava Sebastião Prado, o Gasolina, como é conhecido no bairro, que fez questão de acompanhar na última sexta-feira (6/9), o primeiro dia de troca no novo ponto.
Frutas e verduras
Mais de 600 quilos foram trocados no primeiro dia de funcionamento do novo ponto que é o 103º do Câmbio Verde implantado na cidade. O programa atende a população que recebe até 3,5 salários mínimos e consiste na troca do lixo reciclável por alimentos. Cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e verduras. Óleos vegetal e animal também podem ser trocados: cada dois litros de óleo valem um quilo de alimento.
Ao todo, são atendidas, em média, 5 mil pessoas por mês e coletadas 290 toneladas de recicláveis. A quantidade de alimentos chega a 80 toneladas mensais.
Onde encontrar
Para conferir os endereços e horários, além dos demais pontos em outras datas, basta acessar o calendário no site da Prefeitura.
Os caminhões voltam, em geral, a cada 15 dias. A periodicidade pode mudar em feriados. Em caso de dúvidas, também é possível consultar a Central 156.