Com informações da Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (14), a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida. A declaração foi dada em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, durante a entrega de dois conjuntos habitacionais, com o total de 684 apartamentos.
A retomada do programa habitacional é feita com a proposta de destinar 50% das unidades financiadas ou subsidiadas para a Faixa 1. Ela atende às famílias com renda bruta de até R$ 2,6 mil. Os subsídios nessa faixa variam entre 85% e 95%.
O Minha Casa, Minha Vida passará a incluir a possibilidade de locação social, aquisição de moradia urbana usada e opções para famílias em situação de rua.
Serão entregues, de forma simultânea, um total de 2,7 mil unidades habitacionais em nove municípios em seis estados. Os investimentos totalizam R$ 206, 9 milhões.
PROGRAMA – O Programa Minha Casa, Minha Vida foi lançado em março de 2009, durante a segunda gestão de Lula. Ele subsidia a aquisição da casa ou apartamento próprio para famílias com baixa renda, além de facilitar as condições de acesso ao imóvel para famílias faixas de renda maiores.
No dia 12 de janeiro de 2021, durante a gestão de Jair Bolsonaro, entrou em vigência a Lei n° 14.118, a qual alterou a nomenclatura do programa para Casa Verde e Amarela.