A Prefeitura Municipal de Colombo informou em seu site oficial que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou neste mês de agosto, no bairro Bacaetava, o atendimento de uma ocorrência de dolina, um fenômeno geológico que consiste na abertura de buracos no solo, típicos em relevos caracterizados pela dissolução de rochas de calcário (cársticos), como é a região da área rural de Colombo.

De acordo com o poder público, houve interdição de um imóvel, que teve o solo cedido por uma dolina com raio de aproximadamente 12 metros. A ação da Secretaria contou com o apoio da Defesa Civil do município.

Em geral, a dolina é um fenômeno natural, mas também pode ser formada através da ação do homem, como pela exploração excessiva de água. Vale salientar que na área rural de Colombo está localizado o Aquífero Carste, uma formação geológica com grutas, cavernas e dolinas, com grande armazenamento de água. O Carste é responsável por parte do abastecimento de água da Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo a Prefeitura, devido a característica do solo na região, esse evento é recorrente no município, quando essas cavernas desabam causando algumas rachaduras ou crateras na parte superficial do solo. Dependendo das circunstâncias, a ocorrência de uma dolina pode causar acidentes ou transtornos à população. A Secretaria de Meio Ambiente alerta que em caso de ocorrência de situação similar a uma dolina, é necessário entrar em contato através do telefone 3656-4849 ou pelo plantão da Defesa Civil (41 98845-8121).

Compartilhe nas Redes Sociais: