O judoca Rafael Baby, medalhista olímpico terceiro colocado nas Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016, participou de uma live com os atletas do Santa Mônica Clube de Campo, realizada no início do mês, no dia 4 de junho, e promovida pelo Departamento de Esportes da agremiação. O atleta, que também já foi top 3 em cinco campeonatos mundiais de judô, falou sobre suas experiências na carreira.
O objetivo do encontro foi estabelecer contato com um atleta olímpico diante de um cenário difícil. “Queremos sempre motivar os nossos atletas nos treinos e, principalmente, na aprendizagem do judô que vai além dos treinamentos. Buscamos, então, um judoca que servisse como exemplo de persistência e disciplina e que alcançou grandes colocações mundiais, para que eles entendam que as dificuldades podem ser superadas, como essa que estamos vivendo, por exemplo”, disse Waldemar Bertolin, técnico da Equipe Moniquense de Judô.
Durante a quarentena, os atletas do clube seguiram com seus treinamentos em casa. “Os judocas mantiveram a prática de exercícios físicos porque, além de manter o condicionamento, isso auxilia na saúde e no sistema imunológico deles. Eles receberam treinos diários e materiais que fizessem com que eles não ficassem parados, para manter mesmo a valência física deles”, explicou o preparador físico Giovanni Santin.
Atualmente, com a reabertura gradual do Santa Mônica, uma parte dos treinamentos é realizada presencialmente e o restante por meio de plataformas online. “Tivemos que reprogramar todo o treinamento e ainda não sabemos quando as competições voltarão a acontecer, mas estamos nos preparando da melhor forma possível para encarar os próximos desafios desse cenário tão inconstante”, completou.