Imóvel regular é mais valorizado - Jornal de Colombo

Imóvel regular é mais valorizado

Para que um imóvel esteja em ordem no quesito documentação, e assim proteger efetiva e juridicamente o seu “dono”, ele deve estar matriculado em nome do proprietário. Assim, quando uma pessoa compra um imóvel, ela deve ter certeza de que o imóvel de fato e de direito pertence àquele que se diz vendedor, e para

Para que um imóvel esteja em ordem no quesito documentação, e assim proteger efetiva e juridicamente o seu “dono”, ele deve estar matriculado em nome do proprietário. Assim, quando uma pessoa compra um imóvel, ela deve ter certeza de que o imóvel de fato e de direito pertence àquele que se diz vendedor, e para promover a transferência para o seu próprio nome, o primeiro passo é formalizar a transação imobiliária por meio de um contrato. O segundo passo seria levar esse documento ao Cartório de Imóveis para promover a transferência.

Provavelmente, você já ouviu os dizeres “quem não registra não é dono”; e é verdade, de acordo com a legislação brasileira. Isso quer dizer que quem compra mas não transfere o imóvel para seu próprio nome pode vir até mesmo a perder o imóvel (por exemplo, por meio de dívida do proprietário), pois aos olhos de terceiros, dono não é! Se a compra for realizada entre particulares, o “contrato” deve ser elaborado por Tabelião de Notas, por meio da escritura pública, sempre que o valor ultrapassar 30 salários mínimos (atualmente cerca de 31 mil reais).

Ao lavrar a escritura pública, o Tabelião analisa quem é proprietário do imóvel, se as certidões de débitos fiscais estão em ordem, dentre outras formalidades, e então orienta as partes quanto aos riscos do negócio; enfim, é trabalho do Tabelião formalizar juridicamente a vontade do vendedor e do comprador, conferindo segurança jurídica ao negócio entabulado. Tudo isso, seguindo à risca a legislação, bem como sob a fiscalização e orientação do Tribunal de Justiça. Os imóveis regularizados costumam ter uma valorização de pelo menos 30% do valor, além de garantir sono tranquilo aos proprietários.

Posts