Potencializando o home office - Jornal de Colombo

Potencializando o home office

Observa-se que em tempo de pandemia, o home office / Teletrabalho / trabalho remoto / estudo online, passou a fazer parte da rotina, parcial e/ou total da maioria das empresas, instituições de ensino e outros. É notório que neste momento, independente de tamanho ou ramo de atuação, as instituições tiveram que se adaptar, se reinventar

Foto: @CreateHERStock

Observa-se que em tempo de pandemia, o home office / Teletrabalho / trabalho remoto / estudo online, passou a fazer parte da rotina, parcial e/ou total da maioria das empresas, instituições de ensino e outros.

É notório que neste momento, independente de tamanho ou ramo de atuação, as instituições tiveram que se adaptar, se reinventar em busca de continuar a produzir e cumprir suas metas de rentabilidade em plena pandemia. Sem deixar de preocupar as diretrizes sanitárias impostas e com a saúde de seus colaboradores. Diante este cenário de ressignificação da forma do trabalho e estudo segue algumas dicas de como tirar o melhor proveito do Home Office:

1 – Crie hábitos – Use roupas confortáveis, mas que sejam apropriadas para esse momento, não fique como se fosse um day off.

2 – Estabeleça horários e metas diárias – A primeira atitude a ser desenvolvida pelos trabalhadores remotos é manter a rotina de trabalho, deve-se estabelecer horário de iniciar e terminar o trabalho, cumprindo metas pré-ajustadas anteriormente, reservando tempo para o descanso. Planeje o dia e a semana, separando os horários para o trabalho e para as tarefas da casa, além, é claro, de um tempo para a família.

3 –  Oportunize um ambiente propício – Reserve um espaço ou ambiente da casa especialmente dedicado ao trabalho. Durante a realização do home office deve-se adequar o local de trabalho em casa, livre de interferência externa, com acesso à rede, bem iluminado. Organize o Local de trabalho, um escritório de trabalho, onde esteja disponível uma mesa / escrivaninha e uma cadeira, um bom computador, nunca utilizar o improviso, trabalhar em cima na cama, ou sofá na frente da televisão.

4 –  Estrutura Tecnológica – Tenha uma boa estrutura tecnológica para trabalhar, com os mesmos recursos do presencial, que incluem um bom computador, uma boa conexão de internet e os softwares necessários.

5 – Estar online – Mantenha-se conectado e antenado com tudo o que está acontecendo, respondendo rapidamente a qualquer demanda (cliente, chefia e colega)

6 – Estar atualizado – Fique atento e informado a respeito do que está acontecendo (contexto geral da pandemia), a fim de antecipar problemas, bem como conhecer as informações internas que necessitam de agilidade nas respostas.

7 – Seja colaborativo e proativo – Todos estão com dificuldades, todos estão aprendendo e todos podem se ajudar. Seja otimista. É importante tentar enxergar o lado bom das coisas, mesmo durante uma pandemia. Por exemplo, podemos aproveitar a oportunidade de encontrar virtualmente pessoas de todo o Brasil e também de outros países. 

8 – Não deixe nada para amanhã – Cumpra todo o planejamento, sem acumular atividades, nem que para isso você tenha que diminuir a quantidade de metas diárias. O foco é criar o hábito de cumprir o planejamento.

Professor Marcelo Castilhos
Especialista em Administração de pessoas – UFPR

Posts