Vacinação infantil avança em Colombo - Jornal de Colombo

Vacinação infantil avança em Colombo

Vacinação infantil avança em Colombo
Atendimento exclusivo, abertura de novos postos e mutirões aos finais de semana são algumas das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde na imunização das crianças.(Fotos: Daiana Nodari/PMC)

Para que a campanha fosse agilizada, as 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão empenhadas no processo de imunização, além das unidades do Fátima, Guaraituba e Osasco terem os seus horários de funcionamento estendidos até às 19h para que uma parcela maior da comunidade também pudesse ser atendida.

Iniciada no dia 18 de janeiro, a campanha de vacinação infantil contra a Covid-19 avança a passos largos em Colombo. O processo de imunização começou atendendo as crianças acamadas, imunossuprimidos, com deficiências ou comorbidades, mas agora, com pouco mais de duas semanas, já estão sendo feitas as aplicações de doses nas crianças a partir de 8 anos, com ou sem comorbidades.

Além disso, mutirões de vacinação estão sendo realizados aos finais de semana, com a abertura de pontos específicos que funcionam exclusivamente para a aplicação dos imunizantes. O CAPS Osasco, por exemplo, foi um desses pontos de vacinação, e desde o último final de semana se tornou mais uma unidade exclusiva para a aplicação das vacinas.

De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Prefeitura de Colombo no dia 2 de fevereiro, mais de quatro mil crianças entre 5 e 12 anos já foram vacinadas, enquanto pouco mais de 21 mil adolescentes de 12 a 17 anos também já receberam a primeira dose.

Antes de levar as crianças aos postos de atendimento, é necessário atualizar o cadastro delas nas unidades de saúde da cidade. Além disso, a declaração de autorização que antes era exigida não é mais obrigatória, desde que a criança vacinada esteja acompanhada dos pais ou de algum responsável legal. Em situações diferentes disso, se mantém a necessidade do preenchimento do formulário, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura ou preenchido diretamente nos locais de vacinação.

Posts