Iniciada no dia 18 de janeiro, a campanha de vacinação infantil contra a Covid-19 avança rapidamente em Colombo. O processo de imunização começou atendendo as crianças acamadas, imunossuprimidos, com deficiências ou comorbidades, mas agora, com um mês de vacinação, já estão sendo feitas as aplicações de doses nas crianças 5 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Para que a campanha se tornasse mais ágil, as 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão empenhadas no processo de imunização, além das unidades do Fátima, Guaraituba e Osasco terem os seus horários de funcionamento estendidos até às 19h para que uma parcela maior da comunidade também pudesse ser atendida.

Além disso, mutirões de vacinação estão sendo realizados aos finais de semana, com a abertura de pontos específicos que funcionam exclusivamente para a aplicação dos imunizantes. O CAPS Osasco, por exemplo, foi um desses pontos de vacinação, e se tornou mais uma unidade exclusiva para a aplicação das vacinas.De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Prefeitura de Colombo no dia 15 de fevereiro, aproximadamente 13 mil crianças entre 5 e 12 anos, já foram vacinadas.

Antes de levar as crianças aos postos de atendimento, é necessário atualizar o cadastro delas nas unidades de saúde da cidade. Além disso, a declaração de autorização que antes era exigida não é mais obrigatória, desde que a criança vacinada esteja acompanhada dos pais ou de algum responsável legal. Em situações diferentes disso, se mantém a necessidade do preenchimento do formulário, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura ou preenchido diretamente nos locais de vacinação.

Compartilhe nas Redes Sociais: