V Salão de Robótica aconteceu em Colombo - Jornal de Colombo

V Salão de Robótica aconteceu em Colombo

No último fim de semana aconteceu no Campus do Instituto Federal Paraná (IFPR) em Colombo o V Salão de Robótica, evento que reúne todos os anos estudantes, programadores, projetistas, profissionais de tecnologia e inovação em competições de robótica de alto nível. A entrada para visitantes foi gratuita e livre para qualquer idade. O evento apresentou ao público paranaense as evoluções

No último fim de semana aconteceu no Campus do Instituto Federal Paraná (IFPR) em Colombo o V Salão de Robótica, evento que reúne todos os anos estudantes, programadores, projetistas, profissionais de tecnologia e inovação em competições de robótica de alto nível. A entrada para visitantes foi gratuita e livre para qualquer idade.

O evento apresentou ao público paranaense as evoluções na área de robótica e sua aplicação na resolução de problemas da sociedade como automação industrial e soluções para a Indústria. Foram várias disputas, inclusive válidas pela Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

No primeiro dia, as provas aconteceram a partir das 9 horas, logo após a cerimônia de abertura. Foram batalhas de robôs em três categorias (1360g, 454g e 150g), além do Resgate Nível 1, válido pela OBR. No segundo dia de evento, o início das disputas aconteceu um pouco mais cedo, a partir das 8 horas. Além das batalhas de robôs nas mesmas categorias que o dia anterior, houve batalhas de robôs LEGO com peso de até 1500g, Seguidor de Linha (nas categorias kit didático e livre), Sumô de robôs (nas categorias 500g, 1kg e 1kg LEGO) e Resgat OBR, mas desta vez de Nível 2.

O coordenador-geral do Salão de Robótica, Cláudio Navarro, fala da importância do evento que acontece pela segunda vez em Colombo. “Ele se tornou um evento nacional já. O objetivo é preparar os participantes e essas pessoas que se interessam para a revolução industrial que vem acontecendo constantemente. Nossa intenção é que essas crianças que estão no computador, continuem nele, mas não jogando esses jogos que os pais não possuem controle, mas sim buscando o verdadeiro conhecimento através da tecnologia, isso também é educação”, conta Navarro.

O Salão de Robótica, ainda contou com a participação da prefeita Beti Pavin, vice-prefeito Sergio Pinheiro, do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa. “Momentos como este são importantes, pois deixam a garotada antenadas em todas as novidades apresentadas neste evento. O tema: robótica além do ramo da tecnologia inclui o educacional, onde cada vez mais pessoas estão se interessando por essa área”, disse a prefeita.

Posts