Com o aumento contínuo no número de internações relacionadas à Covid-19 em todo o Estado do Paraná e com a crescente fila de espera de pacientes, a Prefeitura de Colombo está realizando a ampliação da capacidade de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto Maracanã.

Entre a sexta-feira, 5, e o sábado, 6, a unidade recebeu seis respiradores pulmonares, duas bombas de infusão e um monitor cardíaco. Além dos novos equipamentos, foram instaladas no local novas estruturas anexas ao prédio para aumentar a capacidade em até 19 novos leitos para atendimentos de casos moderados de pacientes que procuram atendimento no município. Segundo o diretor executivo da Secretaria Municipal da Saúde, Osvaldo Tchaikowski Junior, o município já enviou à Secretaria de Estado da Saúde (SESA) a solicitação de novos equipamentos. A previsão é de que o envio seja feito nos próximos dias.

A enfermeira e coordenadora da unidade, Sheila Rodrigues, destacou o aumento de casos. “A demanda cresceu muito nos últimos dias e tudo acontece muito rápido. Do último sábado pra cá, o número de pacientes infectados pela Covid-19 elevou consideravelmente. Fazemos um apelo à população que tome todos os cuidados para evitar o risco de contaminação e não aumentar ainda mais a fila de espera por atendimento”, disse.

De acordo com dados do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, no sábado, 6, a UPA estava com 33 pacientes internados, sendo oito intubados. Na semana anterior, apenas dois pacientes estavam intubados.

Mensagem

Na tarde do último sábado, a Prefeitura publicou um vídeo com uma mensagem do prefeito Helder Lazarotto, direcionada, em especial, aos profissionais de Saúde do município. “Buscamos soluções para trazer mais equipamentos, insumos e ampliar a capacidade de atendimento, mas nesse momento peço a atenção da população para os trabalhadores da saúde. Agradeço a cada um que luta para dar atendimento digno e o melhor encaminhamento aos nossos cidadãos. Tenho certeza que a população reconhece e também agradece o esforço desses guerreiros e guerreiras da saúde”, disse o prefeito durante o pronunciamento.

Compartilhe nas Redes Sociais: