Regularmente, estão sendo feitas em Colombo ações educativas relacionadas às medidas protetivas para o combate ao novo coronavírus. E na última segunda-feira, 25, o Terminal de Ônibus do Alto Maracanã voltou a receber equipes da Prefeitura Municipal e de outros órgãos que orientaram a população e fiscalizaram os locais de venda de alimentos da área. 

Além das equipes das secretarias de Saúde, Assistência Social e Fazenda, a inciiativa contou com representantes da Vigilância Sanitária, Tributária, Guarda Municipal e Policia Militar. “Aconselhamos a população sobre o uso dos equipamentos de proteção individual como máscara e álcool em gel. Realizamos também uma distribuição de informativos de orientação sobre o COVID-19, e respondemos dúvidas sobre o cartão Comida Boa”, explicou a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

Durante a fiscalização, os estabelecimentos comerciais passaram por um checklist, que verificou se os comerciantes estão respeitando as orientações de higienização, distanciamento social e não aglomeração. Em caso contrário, os locais são notificados e precism se adequar. “Os estabelecimentos terão um prazo de 24 horas para a adequação, caso não cumpram as orientações estarão em pena de responsabilização administrativa, civil e penal, sujeita à cassação dos documentos de licenciamento para funcionamento”, detalhou a secretária.

Higienização 

Outra medida que já faz parte da rotina das equipes do poder público desde o início da pandemia são os serviços de higienização e desinfecção. O trabalho é feito nos pontos de maior aglomeração do município e,naturalmente, os quatro terminais de ônibus estão entre os espaços que mais recebem a higienização. O trabalho é feito através da Secretaria de Meio Ambiente e passa nos terminais Sede, Maracanã, Guaraituba e Roça Grande em datas programadas e sempre à noite ou de madrugada, quando não há a presença de passageiros. 

Denúncias

Para denúncias de aglomeração ou descumprimentos das regras estabelecidas no combate ao novo coronavírus, a Prefeitura Municipal disponibiliza o contato da Ouvidoria da Saúde pelo telefone (41) 3656-6566 ou pelo e-mail ouvidoriasaude@colombo.pr.gov.br. A Guarda Municipal também pode ser acionada, através do número 3666-5353.

Compartilhe nas Redes Sociais: