Terceira fase da vacinação contra a gripe inicia na próxima semana - Jornal de Colombo

Terceira fase da vacinação contra a gripe inicia na próxima semana

Terceira fase da vacinação contra a gripe inicia na próxima semana

Terá início na próxima segunda-feira, 11, a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza. Neste último momento de imunização, haverá uma divisão em duas etapas. A primeira etapa acontecerá de 11 a 17 de maio e será voltada para a crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade,

Terá início na próxima segunda-feira, 11, a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza. Neste último momento de imunização, haverá uma divisão em duas etapas. A primeira etapa acontecerá de 11 a 17 de maio e será voltada para a crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas no pós-parto até 45 dias e pessoas com deficiência. No período de 18 de maio a 5 de junho, haverá a inclusão de pessoas de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas como grupos prioritários. Além disso, o Dia D da vacinação, que estava marcado para o sábado, 9, foi cancelado. “Vale lembrar que foi cancelado o Dia D pelo Ministério da Saúde, para evitar aglomeração de pessoas, devido à pandemia de Coronavírus”, explicou o secretário de Saúde, Antoninho Barth.

A vacinação contra a gripe é importante mesmo neste momento de isolamento social, pois evita que pessoas precisem procurar os serviços de Saúde, diminuindo o impacto da pandemia no sistema. “Lembramos que os sintomas da gripe são semelhantes aos do Coronavírus, e por isso fizemos mudanças que visam reduzir a carga de circulação da doença, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, afirmou o dirigente. Importante ressaltar que a vacina protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil, os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Além da vacinação, e também em razão da proliferação do coronavírus, é importante manter boas práticas de higiene, como por exemplo, lavar as mãos com frequência com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir a boca e o nariz, com lenço descartável ao tossir e espirrar e manter os ambientes sempre arejados e ventilados.

Posts