No mês de maio, o serviço de telemedicina foi ampliado para a realização de consultas com o objetivo de agilizar o atendimento e evitar as aglomerações, protegendo os profissionais de saúde e a população. Além disso, facilitar o diagnóstico precoce de pacientes suspeitos de estarem infectados com a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. De lá para cá, foram atendidas 74 pessoas.

Segundo levantamento da Prefeitura, os atendimentos se dividiram em 16 consultas para orientações a pacientes suspeitos de Covid-19; 14 atendimentos para esclarecimento de dúvidas; 4 atendimentos para renovação de receitas médicas e 42 atendimentos diversos.  “A telemedicina tem como principal objetivo reduzir as distâncias e conectar os pacientes e especialistas otimizando o serviço público prestado aos colombenses”, comentou a prefeita Beti Pavin.

A teleconsulta médica em Colombo acontece por meio de conversa via mensagem de texto ou vídeo chamada, ambas pelo WhatsApp através do número 41 99827-5894. “O Whatsapp foi a forma mais prática que encontramos para disponibilizar este serviço de saúde tão necessário e importante para todos. Há sempre alguém que possui ou conhece pessoas com acesso a um smartphone”, destaca a prefeita. 

Sobre a Teleconsulta

Para ter acesso ao serviço basta o paciente, sintomático respiratório do novo coronavírus (febre alta, tosse e falta de ar) enviar mensagens de texto ou realizar uma vídeo chamada no WhatsApp. Não é necessário agendar consulta. “Caso esteja ocupado o telefone é importante ter um pouco de paciência que a equipe retorna à ligação registrada no ‘Whats’. Todos serão atendidos”, afirma o diretor de Atenção Básica, Wellington Moretti.

Segundo o coordenador da iniciativa e médico da rede pública municipal, Luzo Dantas, o atendimento as teleconsultas conta com duas médicas, uma em cada período do dia.

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Para complementar o atendimento, caso as médicas entendam que é necessário outro desdobramento da consulta, em função dos relatos, o paciente será encaminhado para a unidade mais próxima da sua casa (unidade de referência) ou para o Pronto Atendimento Alto Maracanã.

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