O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou na última sexta-feira, após despacho assinado pelo ministro Bruno Dantas, uma lista com o nome dos candidatos às eleições 2020 que declararam patrimônio igual ou superior a R$ 300 mil e que receberam alguma parcela do auxílio emergencial até julho de 2020. 

Entre os milhares de casos listados pelo órgão federal, há até mesmo candidatos com patrimônio declarado que supera a marca de R$ 1 milhão de reais. O TCU entende que a lista apresenta potenciais indícios de inclusões indevidas do benefício, por mostrar renda incompatível com as regras do programa. 

A lista contém o cruzamento de dados realizado pelo TCU e o cruzamento realizado pelo Ministério da Cidadania. Nestes dados divulgados, é possível verificar benefícios que foram cancelados antes da decisão do Tribunal e benefícios que permaneceram com pagamentos em setembro e outubro, no âmbito do auxílio emergencial originalmente estabelecido pela Lei 13.982/2020, e o auxílio emergencial residual previsto na Medida Provisória 1.000/2020. 

O Ministério da Cidadania decidiu pelo cancelamento de todos os benefícios detectados pelo TCU, cabendo recurso dos beneficiários. A única exceção se refere a benefício concedido judicialmente.

O TCU alerta que os resultados são apenas indícios de renda incompatível com o auxílio, podendo ter sido motivado por erro de preenchimento pelo candidato ou até que os candidatos possam ter sido vítimas de fraudes estruturadas com dados de terceiros. 

Colombo

Quatorze candidatos a vereador por Colombo aparecem na lista disponibilizada pelo TCU. Os candidatos citados pelo órgão são dos partidos: PDT (1), PTB (4), PP (3), Rede (1), PSC (2), PSD (1), REP (1) e PSB (1). Aparecem na lista os candidatos: Celia Tanner (PDT), Toto Heitor do Aviário (PTB), Lu da Farmácia (PTB), Dr. Joaquim Júnior (PTB), Luizinho do Rio Verde (PTB), João Pruencio Jango (PP), Clodoaldo Camargo (PP), João da Cancha (PP), Bruno Dias (REDE), Hortencio Schneider (PSC), Rogerinho de Colombo (PSC), Dona Branca (PSD), Rosinha da Banca (Republicanos) e Dalva PErão (PSB). A lista completa pode ser acessada AQUI.

Compartilhe nas Redes Sociais: