A Secretaria de Saúde de Colombo divulgou nesta terça-feira, 23, um mapeamento dos casos positivos e suspeitos da Covid-19 no município, entre os dias 22 de março e 19 de junho. O objetivo do estudo é ampliar o conhecimento da evolução da doença em Colombo e contribuir para a elaboração de estratégias e políticas de combate e prevenção ao vírus. Entre os dados obtidos, está o fato de que, dos pacientes infectados ocnfirmados, 62% são mulheres. 

O número é acima da média estadual. De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde mais recente, a doença atinge homens e mulheres quase em pé de igualdade – 52% dos casos confirmados no Paraná são homens e 48% mulheres, embora haja bem mais óbitos entre pessoas do sexo masculino (62%).

Outra informação de perfil coletada é a idade dos pacientes. 59% dos pacientes tem idade entre 30 e 59 anos. Cerca de 19% dos pacientes tês entre 10 e 29 anos e outros 19% tem mais de 60 anos. 2% dos casos são de pacientes com 9 anos ou menos. “Apesar da doença trazer mais riscos aos idosos, a faixa etária com maior incidência dentro da nossa cidade é de jovens e adultos. Por isso, reforçamos a necessidade do distanciamento social e os hábitos de higiene”, disse o secretário da pasta, Antoninho Barth.

A análise também apresenta as Unidades Básicas de Saúde com mais casos registrados da doença:18 casos na UBS Santa Tereza; 14 na UBS Osasco; 13 na UBS Jardim Cristina; 12 na UBS Moinho Velho; 11 UBS Maracanã; 10 na UBS Guaraituba; 10 na UBS Sede; 8 na UBS Liberdade; 7 na UBS CAIC; 7 na UBS Atuba; 7 na UBS Monte Castelo; 7 na UBS São Domingos; 6 na UBS Alexandre Nadolny; 5 da UBS São Dimas; 4 na UBS Jardim Paraná; 3 na UBS Fátima; 3 de outros municípios; 3 na UBS Jardim das Graças; 3 na UBS Mauá; 2 na UBS César Augusto; 2 na UBS São Gabriel; 2 na UBS Belo Rincão; 2 na UBS Capivari; 1 na UBS São José e 1 na UBS Bacaetava.

Compartilhe nas Redes Sociais: