Reta final: quem vai liderar Colombo a partir de 2021? - Jornal de Colombo

Reta final: quem vai liderar Colombo a partir de 2021?

Reta final: quem vai liderar Colombo a partir de 2021?

A pandemia do novo coronavírus fez das eleições 2020 um período eleitoral extremamente singular. O adiamento da data de votação para o dia 15 de novembro e as diversas medidas restritivas impostas em todo o país fizeram com que a campanha tivesse pouco mais de 45 dias. Também por causa do vírus, os candidatos optaram

A pandemia do novo coronavírus fez das eleições 2020 um período eleitoral extremamente singular. O adiamento da data de votação para o dia 15 de novembro e as diversas medidas restritivas impostas em todo o país fizeram com que a campanha tivesse pouco mais de 45 dias. Também por causa do vírus, os candidatos optaram por um início tímido, mas que logo foi deixado de lado, com a realização de grandes eventos, como encontros, adesivaços, carreatas, entre outros. Outro ponto de destaque do atual pleito foi a esperada polarização entre os candidatos Helder Lazarotto (PSD) e Sergio Pinheiro (DEM). O primeiro, tenta novamente ao lado do vice Alcione Giaretton chegar à Prefeitura, enquanto o segundo é o atual vice-prefeito e busca a continuidade da gestão de Beti Pavin. Outros quatro candidatos aparecem como opções de terceira via: o vereador Thiago de Jesus (MDB), o ex-vereador Joel Cordeiro (PODEMOS) e os ‘novatos’ Aline Neves (PSOL) e Altair Caitano (PT).

Lançamentos de campanha

Durante a primeira semana de campanha, iniciada no dia 27 de setembro, os candidatos começaram suas campanhas concentrados nas redes sociais. A recomendação da Justiça Eleitoral era a de se evitar encontros presenciais. Mas com a flexibilização cada vez maior das medidas restritivas e a diminuição da fiscalização, os próprios candidatos foram ficando mais à vontade. Helder Lazarotto fez uma carreata como lançamento de campanha uma semana após o início. No dia seguinte, Sergio Pinheiro promoveu um adesivaço. Uma semana depois, foi a vez de Thiago de Jesus fazer seu lançamento oficial. Com menos estrutura de campanha, os outros três aspirantes a prefeito focaram em ações menores e através da internet. 

Debates

Neste ano, foram realizados três debates, entre os dias 21 de outubro e 4 de novembro, promovidos pela Band, pelo Jornal de Colombo e pela Paróquia Nossa Senhora de Lisieux. Nos três eventos, os candidatos Sergio Pinheiro e Thiago de Jesus não compareceram. Já Altair Caitano, só não compareceu no debate da rede de televisão, por ter positivado para a Covid. Assim, quem mais aproveitou as oportunidades foram os candidatos Helder Lazarotto, Joel Cordeiro e Aline Neves, que acabaram tendo amplo espaço para apresentar suas respectivas propostas.

Encontros

Outra estratégia adotada pelos candidatos, principalmente aqueles com maior poder financeiro, foi a realização de encontros com profissionais de segmentos diversos. A promoção desses eventos foi alvo, inclusive, de ações no Tribunal Regional, que seguem em aberto. De empresários a servidores públicos, a reunião segmentada pode ter dado vantagem a um ou outro candidato. 

Semana final

Na reta final, a aposta dos principais candidatos, mais uma vez, foi a realização de carreatas. Helder Lazarotto recebeu o apoio valioso do governador Ratinho Junior, que participou do evento na manhã do último domingo. Ao mesmo tempo, o candidato Sergio Pinheiro também desfilou pelas ruas do município junto a apoiadores, tal qual fez Thiago de Jesus, mais tarde. Joel, Aline e Altair, reforçaram suas presenças nas redes sociais e em ações mais localizadas, como caminhadas pelos bairros. 

Posts