Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Colombo do último dia 23 de fevereiro, os vereadores Evandro França (Republicanos) e Pastor Carlinhos (PP), apresentaram em conjunto o Projeto de Lei do Legislativo nº 927/2021, que pretende fazer com que os templos de cultos religiosos e as atividades religiosas de qualquer natureza sejam consideradas atividades essenciais no município. A reportagem do Jornal de Colombo entrou em contato com ambos os vereadores, que justificaram as razões para tal proposição.

Segundo Evandro França, o projeto não interfere no combate à pandemia do novo coronavírus, pois o texto da lei indica a possibilidade de restrição no número de pessoas presentes. “O objetivo do projeto é trazer para o âmbito municipal um Projeto de Lei estadual de autoria do deputado Alexandre Amaro, que garante o funcionamento das igrejas e dos templos mesmo estando sob decreto de Calamidade Pública, tendo em vista que igrejas prestam serviços essenciais em períodos de calamidade e pandemia, sendo vedado o fechamento total, porém, com a possibilidade de restrição no número de pessoas presentes”, explicou o vereador. “O trabalho religioso deve ser tornar essencial porque além de auxiliar o governo e autoridades públicas em períodos difíceis, ajudam as pessoas no aspecto social, humanitário e principalmente espiritual”, acrescentou. O projeto de âmbito estadual também foi apresentado pelo deputado Gilson de Souza.

Para o Pastor Carlinhos, o trabalho social realizado pelas igrejas caracterizaria o serviço como essencial. “Nossa proposta é muito simples, pois visa reconhecer publicamente o atendimento espiritual e todo trabalho social que é realizado pelas igrejas e templos religiosos como atividade essencial”, afirmou. “Além do atendimento espiritual, muitas igrejas desenvolvem projetos sociais importantes em suas comunidades, como a doação de alimentos e roupas, por exemplo. Elas também são parceiras do Poder Público em muitas ações que visam levar às pessoas os serviços da prefeitura e do estado. E ainda falando especificamente sobre o atendimento espiritual, as igrejas, por meio de suas doutrinas e valores, são um “porto seguro’ aos fieis”, completou o vereador.

O projeto foi votado e aprovado por unanimidade e aguarda sanção do prefeito Helder Lazarotto.

Compartilhe nas Redes Sociais: