As estudantes do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos do IFPR (Instituto Federal do Paraná) Campus Colombo, Kallyanne Cristine Vieira Rosa e Nathalia Lucio Delffes, são finalistas na Feira Brasileira de Jovens Cientistas. O resultado foi obtido através do projeto “Kombucha – Reaproveitamento de Scoby para fins alimentícios”, orientado pela professora Graciele Viccini Isaka e coorientado pelos professores Richard Jojima Nagamato, Caroline Mongruel Eleutério dos Santos e Michele Rosset.

O projeto consiste, basicamente, na criação de um lanche a partir do scoby, uma película bacteriana constituída por fibras e proteínas obtidas a partir da Kombucha, uma bebida formada pela fermentação da infusão de plantas e açúcares. O objetivo do projeto é desenvolver um snack saudável a partir dos scobys excedentes das fermentações de três substratos para produção de kombuchas: chá verde, chá de hibisco e chá de abacaxi. Ao final do projeto, espera-se ter um produto saudável e saboroso, rico em fibras e proteínas, sendo uma alternativa de proteína vegetal.

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho por intermédio de atividades virtuais. O objetivo da feira é integrar, desenvolver, conectar e valorizar o potencial de jovens cientistas e fomentar a produção científica no Brasil. Para votar no prêmio “Votação Popular”, basta curtir e compartilhar o projeto na página oficial do evento. Todos os projetos finalistas concorrem a premiações por área, premiaçoes em dinheiro, premiações destaques, prêmio votação popular, premiações de apoiadores e patrocinadores.

Compartilhe nas Redes Sociais: