Seis alunos participantes do projeto Preparando para o Futuro, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, através do departamento de Juventude, receberam na última quarta-feira, 15, a notícia da aprovação na segunda fase do vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Durante o curso preparatório, uma centena de alunos passaram pelas aulas, cada um com um objetivo diferente em relação ao futuro profissional. Desses, apenas quinze efetuaram inscrição no vestibular da UFPR. Doze conseguiram avançar na primeira fase, e 50% conquistaram a tão sonhada vaga na universidade pública. Além dos aprovados na UFPR, o Preparando para o Futuro também teve alunos aprovados no processo seletivo do IFPR (Instituto Federal do Paraná) e de outras entidades educacionais privadas. “Não tem como mensurar a importância. Para nós, como Prefeitura, enquanto departamento, é gratificante. Mas isso nos faz pensar que nós temos que fazer mais e melhor. Que esses seis deste ano sejam doze no ano que vem”, disse o diretor do departamento da Juventude, Maicon Martins.

O curso Preparando para o Futuro foi ofertado gratuitamente para pessoas que cursaram ou estavam cursando o 3ºano do Ensino Médio em escola pública, além da necessidade de preencher alguns requisitos, como ter renda familiar per capita de até um salário mínimo. O objetivo era proporcionar uma preparação adequada, que conseguisse colocar o jovem colombense com poucas condições financeiras em um patamar mais igualitário aos demais concorrentes. O secretário responsável pela Semec, Paulo Cesar Cardoso, também comemorou os resultados. “Ficamos felizes de que tenhamos conseguido proporcionar esse cursinho pré-vestibular para nossos jovens de Colombo. O resultado foi excelente e é muito gratificante. Já estamos começando a mexer com o cursinho para 2020 e queremos ampliar. A tendência é que façamos o curso com maior antecedência, para que mais alunos tenham resultados como esses”, disse o dirigente.

Sonho realizado
A agora acadêmica Edna Lorena de Oliveira, de 36 anos, ficou longos dezoito anos afastada dos estudos, até decidir buscar o sonho de realizar uma graduação. O esforço durante o ano de 2019 valeu a pena, afinal, Edna foi aprovada no vestibular e é a mais nova caloura em Terapia Ocupacional. “Foi inenarrável a sensação de ver meu nome na lista. Na segunda fase fiquei tão nervosa durante a prova que não acreditava que realmente iria passar. A minha vida se transforma a partir de agora”, disse. De acordo com Edna, o Preparando para o Futuro exerceu importante função e deve ser ampliado para atender ainda mais pessoas. “O cursinho teve muita importância no meu processo. Essa oportunidade foi muito bem vinda. Considero muito válida a iniciativa de acreditar no potencial dos jovens colombenses. Para 2020, poderia aumentar as vagas e ampliar a extensão do curso, para melhorar o aproveitamento”, opinou. Outro aluno do cursinho gratuito a comemorar no tradicional banho de lama, foi Felipi Aparecido Klaumann, de 28 anos, que foi aprovado no curso de Tecnólogo em Gestão de Qualidade. “O curso para mim foi bom. Os professores tinham uma carga de conhecimento e experiência, sempre nos incentivando e dando dicas úteis para realizar as provas de uma maneira mais tranquila. Na minha família sou o primeiro a entrar na UFPR. Foi um momento único”, contou Felipi.

Outra caloura da UFPR que participou do projeto foi Larissa de Oliveira Rodrigues, de 19 anos, que passou em Direito, um dos cursos mais concorridos da universidade. “Acredito que o cursinho oferecido pela Prefeitura é uma ótima oportunidade para jovens que não têm condições de custear um curso particular. Desejo que esse projeto dure por anos, e que ajude muitas pessoas a transformarem seus sonhos em realidade”, afirmou a estudante.

Apoio contínuo
Além de preparar o jovem colombense para prestar o vestibular, outra preocupação do departamento da Juventude é em relação ao dia a dia desses estudantes. “Se você vai fazer um curso de Medicina na UFPR, por exemplo, é o dia inteiro que você estuda. E nossa juventude tem uma outra realidade. Ou você estuda ou você trabalha. Acredito que temos que analisar como manter essas pessoas lá. Que suporte ele vai ter do município, do nosso departamento? No momento temos a cessão do Passe Escolar. Esses alunos já serão inseridos nesse processo, pois nós sabemos que é uma dificuldade a mais”, detalhou Martins. 

Compartilhe nas Redes Sociais: