Helder ressaltou que em espaços públicos fechados ainda é necessário o uso de máscaras, bem como os cuidados de distanciamento e uso de álcool e gel, que continuam sendo importantes para preservar a saúde da população. “Essa é uma grande notícia para o povo colombense. É um grande passo, uma ótima notícia que encaminha o final dessa pandemia”, disse o Prefeito.

Ainda segundo o decreto estadual, o uso de máscaras para adultos continua necessário em locais como eventos, transporte público, trabalho e/ou comércio. Porém, as crianças menores de 12 anos não precisam utilizar máscaras em qualquer ambiente. Além disso, pessoas com sintomas de Covid-19, independente da idade, devem considerar seu uso obrigatório.

O uso de máscaras era vital desde 28 de abril de 2020, conforme a Lei nº 20.189 criada em decorrência da pandemia. O projeto que revoga a lei em questão foi aprovado na Assembléia Legislativa do Paraná (Alep) com menos de 24 horas de discussões e forte articulação do Governo do Paraná e sanção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD).

“Quase dois anos após a implementação da lei podemos fazer essa mudança, deixando o uso de máscara como opcional nos espaços abertos e alterando as regras para as nossas crianças, que estão sendo imunizadas. As máscaras foram um instrumento fundamental ao longo da pandemia e a adesão no Paraná sempre foi espontânea, demos exemplo no cuidado com os outros”, disse o governador.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), se os números relacionados à pandemia permanecerem em queda, a comissão técnica da pasta pode analisar a flexibilização do uso de máscaras, também, em espaços fechados. Nos próximos dias serão publicadas resoluções detalhando o uso de máscaras em ambientes como academias e igrejas.

A Sesa também argumentou que o Paraná registra diariamente uma diminuição contínua no número de casos e mortes pela pandemia de Covid-19. Um dos motivos para isso são as campanhas de vacinação e medidas restritivas em vigor nas cidades, como forma de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Compartilhe nas Redes Sociais: