Com o início da pandemia e o decreto de situação de emergência, foi aberta a possibilidade ao poder público dos municípios de realizarem compras sem licitações, alterações de orçamento, entre outras ações que envolvessem as finanças públicas em situações emergenciais causadas pelo coronavírus. Uma das exigências feitas às prefeituras pelo Governo do Estado e pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná é que os gastos fossem imediatamente publicados e divulgados por meio eletrônico para acesso à população.

Em Colombo, essas informações podem ser verificadas através do Portal da Transparência, já existente. Ao acessar o siteo contribuinte pode navegar por diversos itens para entender para onde foram os investimentos. Logo de cara, há o “indicador de gastos da Covid-19”, onde num gráfico bastante simples, é possível verificar o valor gasto na aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde a cada mês. Além disso, o usuário pode consultar ordens de compra, licitações, contratos, lista de fornecedores, produtos, além de empenhos emitidos, liquidados e pagos. 

A obrigatoriedade de publicação dos gastos da Covid-19 não atrapalham os demais serviços do portal, que seguem à disposição, possibilitando ao contribuinte o acesso a informações públicas, como a compra de suprimentos, receitas, despesas, investimentos e gasto com recursos humanos. 

Compartilhe nas Redes Sociais: