De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Colombo, o descarte de resíduos sólidos deve receber ainda mais atenção do que já merece, em razão da proliferação do novo coronavírus. Para evitar o contágio do SARS-CoV-2 através do lixo, é necessário tomar algumas medidas, especialmente para as famílias que possuem em casa cassos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Entre as medidas, está a “quarentena” dos resíduos. A recomendação é esperar 72 horas até que o descarte seja feito, tempo considerado suficiente para que o vírus, caso esteja em algum item do lixo, esteja morto. “Orientamos para que se coloque em dois sacos de lixo e que ocupe no máximo dois terços do saco, para que tenha espaço suficiente para o fechamento e assim evitar que o coletor tenha contato com aquele tipo de resíduo ou que o mesmo possa se espalhar pela rua”, explica o secretário da pasta, Evandro Busato.

Além disso,em caso de uso de luvas e máscaras descartáveis, estas não devem ir para a coleta seletiva de recicláveis. Estes itens devem ser descartados no lixo comum (orgânico), mas passando pelo mesmo processo de segurança, ou seja, de aguardar 72h para então ser entregue à coleta. Já os resíduos orgânicos de residências que não apresentam casos suspeitos ou confirmados para o Covid-19, deverão ser ensacados com dois sacos também, e como este descarte é feito diretamente em aterros sanitários, não é necessário fazer a quarentena do resíduo.

Em compensação, todo lixo reciclável, em qualquer residência, deve passar pelo período de 72 horas de armazenamento. É importante lembrar que este material é manipulado posteriormente pelas associações de catadores, que possuem centenas de trabalhadores que podem ficar expostos ao contágio caso essa orientação não seja seguida. A orientação com o saco de lixo resistente e descartável é a mesma, utilizando dois deles e que ocupe no máximo dois terços da sua capacidade para que tenha espaço suficiente para fechar a embalagem. Depois de aguardar o tempo determinado já pode ser posto para a coleta seletiva. “Tudo isso é para garantir a segurança e proteção dos coletores e recicladores que estão recebendo os materiais normalmente, por se tratar de serviço essencial à população, para que assim, com esses cuidados, não tenham contato ou possível contaminação com o coronavírus”, afirma o secretário.

O secretário reforça ainda uma questão rotineira. Para agulhas e objetos cortantes como copos e louças que foram quebrados, a sugestão para a proteção aos coletores, é utilizar garrafas pet, que podem ser cortadas, acondicionando os objetos dentro e posteriormente lacrar com fita adesiva, por exemplo. O descarte indevido é considerado crime ambiental e é passível de multa.

O trabalho de coleta do lixo não foi alterado em razão da pandemia. Dessa forma, o recolhimento de resíduos orgânicos acontece três vezes na semana, exceto nas áreas rurais, que são duas vezes, e o lixo reciclável permanece uma vez na semana. Para saber o dia específico da coleta em cada região ou bairro, acesse o site da prefeitura www.colombo.pr.gov.br, clique no canto superior direito em Secretarias, em seguida na aba Secretaria de Meio Ambiente e busque pelo seu bairro, na área de limpeza pública e resíduos sólidos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também faz a coleta de resíduos volumosos (móveis, geladeiras, eletroeletrônicos) galhos, caliças, e carcaças de animais mortos. Basta entrar em contato e agendar a retirada. Mais informações pelo telefone: (41) 3656-4849.

Compartilhe nas Redes Sociais: