Frente ao avanço do Covid-19, o coronavírus que tem se espalhado pelo mundo e já chegou ao Brasil, a Prefeitura de Colombo anunciou nesta terça-feira, 17, a suspensão das aulas da rede municipal de ensino e também eventos de qualquer natureza abertos ao público com aglomeração acima de vinte pessoas. Em relação às aulas, a suspensão se inicia na próxima segunda-feira, 23 de março, e o período será considerado adiantamento das férias de julho e dezembro. Para os eventos, o decreto possui efeito imediato. Em ambos os casos, a suspensão é por tempo indeterminado.

O município de Colombo já se articulava desde a última semana em relação ao avanço da doença através do Comitê de Contingenciamento de Colombo sobre o Covid-19. Na tarde da última sexta-feira, 13, no gabinete da prefeita Beti Pavin, o grupo, formado pelos secretários da Saúde, da Educação e de Assistência Social, se reuniu para a discussão das ações a serem realizadas para orientar os setores sobre o vírus e a melhor forma de informar e acolher a população quanto aos cuidados e atendimento. De acordo com a Prefeitura, entre as medidas tomadas, está a contratação imediata de 60 médicos, 25 técnicos de enfermagem e 3 enfermeiros para ampliar a rede de proteção e atenção básica do município que estão preparadas e aptas para o acolhimento, triagem e identificação dos sintomas do Coronavírus Covid-19. 

Prevenção 

As orientações básicas de prevenção à população estão relacionados aos hábitos diários de higiene: lavar constantemente as mãos com água e sabão, ou com o uso de álcool em gel; cobrir o nariz e a boca ao tossir; evitar aglomerações; manter os ambientes fechados e não compartilhar objetos pessoais.  

Compartilhe nas Redes Sociais: