Na mais recente sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira, 19, mais um secretário municipal foi convidado pelo Legislativo colombense para falar na Tribuna Livre. O nome da vez foi o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude de Colombo, Paulo Cesar Cardoso, o Paulinho. O dirigente destacou as dificuldades impostas pela pandemia à pasta e a todos os desportistas e artistas colombenses pelo impedimento na realização de eventos para evitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, o contágio da Covid-19. “Na nossa área esportiva, no lazer, na cultura também estamos passando por um período difícil que nos entristece muito. Estávamos acostumados a ter todos os finais de semana aqui em nossa cidade eventos esportivos, culturais, de lazer e da juventude. Nesse momento de pandemia estamos trabalhando, infelizmente, internamente com processos, reformas e fazendo ampliações nos espaços esportivos. Esperamos que essa pausa seja a mais breve possível. Todos nós sabemos que esporte é saúde. Infelizmente, esse vírus pode afetar a todos”, disse.

Paulinho deu outros detalhes dos impactos da pandemia na pasta, como a paralisação das escolinhas e o contingenciamento de recursos, que atingiu, inclusive, a Bolsa Atleta. “Tivemos que cancelar os jogos escolares municipais, um evento que reúne mais de 1.500 pessoas como atletas, professores e diretores. Esse evento já estava todo programado e faltava apenas uma semana para começar quando iniciou essa pandemia. As escolinhas esportivas do município também estão paradas. Temos mais de 120 atletas colombenses que recebem o benefício do Bolsa Atleta, que é uma ajuda da Prefeitura para os atletas profissionais poderem continuar praticando esportes e representar a nossa cidade em diversas competições nacionais e internacionais. Infelizmente, essa bolsa também está parada por contingência de recursos. Hoje a prioridade está sendo a área da saúde”, completou.

Em contrapartida, a paralisação das atividades permite que ações que antes geravam transtorno, possam ser efetuadas, como as reformas e melhorias dos espaços esportivos públicos do município.  “Estamos terminando a revitalização do Ginásio Municipal Leandro Alberti, no bairro Paloma. O Estádio Municipal Lordes Geraldo (Bola de Ouro) também passou por uma grande reforma. Antes da pandemia, fizemos uma licitação de aquisição de arenas de futebol sintético. Inclusive, estamos instalando uma no bairro Ana Rosa. Será uma área com boas condições para a juventude e os esportistas”, afirmou.

Por fim, o secretário ressaltou outras ações que estão sendo trabalhadas pela Semec durante a pandmeia. “Estamos trabalhando internamente, nos reunindo, fazendo reestruturações nos equipamentos esportivos e montando um cronograma. Quanto às aulas com atividades físicas, a Secretaria Municipal está fornecendo vídeos online para que todos possam praticar.  Estamos higienizando o Social Plaza e o Céu das Artes. Estamos preparando os cursinhos do Departamento da Juventude do pré-vestibular, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estamos trabalhando e estudando a possibilidade desses cursinhos serem online. Trabalhamos com incertezas, não sabemos o que vai acontecer. Não podemos ficar com os braços cruzados”, destacou.

Compartilhe nas Redes Sociais: