Na tarde desta quinta-feira, 18, a Prefeitura Municipal, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e da Defesa Civil, promoveu uma operação sanitária nos bairros Imbuial, Atuba e Olaria, instalando barreiras sanitárias, para a orientação e também medição de temperatura de motoristas, passageiros e pedestres que passavam pelos locais escolhidos. “A nossa intenção foi de conscientizar sobre a importância do distanciamento social e melhorar dados preocupantes. O município já conta com 148 casos confirmados da doença e dois óbitos confirmados e outros dois casos de falecimentos, onde o município aguarda o recebimento da declaração de óbito para confirmação oficial”, disse na ocasião o secretário de Saúde do município, Antoninho Barth. Os números indicados pelo dirigente, já foram atualizados pela Secretaria. 

Durante a operação, as pessoas que apresentaram alterações de temperatura corporal ou sintomas respiratórios foram orientadas e encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde. “Neste momento difícil que estamos vivendo é essencial uma ação como essa para conscientizar a população”, disse o motorista Jefferson Luiz Barry, durante a abordagem das equipes de saúde.

Além da medição de temperatura e das orientações, folhetos informativos foram entregues, assim como máscaras de uso preventivo. “Realmente a situação está piorando, muitos casos surgindo. Infelizmente a Prefeitura está tendo que tomar esse tipo de atitude. Se as pessoas não colaborarem e se conscientizarem, pode piorar muito. Precisamos muito dessas fiscalizações e orientações frequentemente”, opinou Cleonice Antônia Cavalcante da Silva, que também passou pelo local.

O aumento no número de casos, não apenas em Colombo, mas em todo o Estado, deve fazer com que novas medidas restritivas sejam tomadas. Nesta sexta-feira, 19, a expectativa é de um novo decreto estadual assinado pelo governador Ratinho Junior, com especial atenção à Região Metropolitana de Curitiba. Em Colombo, também não está descartada a adesão de uma maior restrição das atividades consideradas não essenciais, mas as prefeituras dos municípios aguardam uma decisão do Governo do Estado antes de tomarem uma posição definitiva. “Estamos atentos e vamos continuar observando aqueles que cumprem o decreto e as resoluções. E, também as medidas sanitárias que estão sendo adotadas por aqueles que possuem a prerrogativa de continuar funcionando na nossa cidade”, completou Antoninho.

Compartilhe nas Redes Sociais: