O Ministério Público do Paraná divulgou nesta terça-feira, 2, que a partir da 6ª Promotoria de Justiça da comarca, apresentou denúncia criminal contra um médico do município que trabalhou em plantão na Unidade de Pronto Atendimento do Alto Maracanã mesmo sabendo que estava infectado pelo novo coronavírus. De acordo com as informações da Promotoria de Justiça, o profissional testou positivo para Covid-19 no dia 13 de abril, e dois dias depois, sem comunicar a ninguém sobre sua situação, realizou atendimentos de pelo menos nove pessoas na UPA. 

Ainda segundo as informações do MP, já no fim do expediente, o médico comunicou aos colegas que estava infectado e pediu um atestado para poder faltar ao trabalho nos dias seguintes. O acusado já havia recebido um atestado dias antes para justificar uma falta no trabalho em um posto de saúde de Itapoá, cidade litorânea de Santa Catarina.

Na denúncia, o Ministério Público pede a condenação do profissional de saúde pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva e omissão de notificação de doença, passíveis de detenção e multa.

A denúncia foi aberta após a Secretaria Municipal de Saúde instaurar internamente um Processo Administrativo Disciplinar já no dia 17 de maio, e em seguida encaminhar informações da situação para o Ministério Público e também ao Conselho Regional de Medicina. O médico está afastado de suas funções. 

Compartilhe nas Redes Sociais: