Em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Colombo realizou a coleta de água em quatro pontos na região do lago Tumiri, no Centro de Colombo, com o objetivo de identificar as causas de poluição da chamada nascente Tumiri ou Rio das Pedras. A iniciativa faz parte dos trabalhos de despoluição do Tumiri e a preservação da nascente até o lago no Parque Municipal da Uva.

A partir da coleta de amostras, serão feitas análises para identificar os potenciais índices de contaminação da água. De acordo com o poder público, os pontos de coleta foram a nascente Tumiri, localizada na Travessa Olho D’Água; na vala de escoamento da nascente, localizada ao longo da rua Pio Cavassin; no lago do Bosque da Uva; e no segundo lago do Bosque, localizado do outro lado da ponte da Rodovia Antônio Gasparin.

No mesmo contexto, desde o dia 15 de julho a Prefeitura iniciou ações de fiscalização sobre a regularidade dos descartes de efluentes dos imóveis próximos ao lago Tumiri. Até o momento, foram realizadas 127 vistorias. “Das visitas realizadas identificamos 43 imóveis fechados, 51 imóveis em situação regular e 38 residências foram notificadas para regularização junto à Sanepar, tendo em vista que já existe disponibilidade de ligação dos imóveis com o sistema de esgoto”, explicou o gestor de Núcleo de Saneamento e Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Feliphe Matozo da Costa.

O secretário de Meio Ambiente, José Vicente de Lima, acompanhou a ação e reforçou a importância da participação popular neste processo de cuidado ambiental. “Estamos realizando um trabalho voltado à limpeza e também conscientização da população sobre os cuidados com o meio ambiente, para que as ações possam permanecer por longo prazo”, afirmou.

Com informações da Assessoria PMC

Compartilhe nas Redes Sociais: