Segue a todo vapor a construção da Delegacia Cidadã de Colombo. O novo prédio, localizado na Avenida Colombo, uma das principais vias de ligação entre os bairros Guaraituba, São Gabriel e Alto Maracanã, vai unificar diversos serviços de maneira especializada, prometendo atender o cidadão de forma mais qualificada. O investimento total desta ação é de R$ 3,6 milhões provenientes do Governo do Estado e a previsão de entrega definitiva é no primeiro semestre de 2021.
Para o Executivo estadual, as novas instalações vão trazer inúmeros benefícios para o trabalho da Polícia Civil: unificação das estruturas de atendimento e investigação, facilitando a troca de informações entre os delegados e investigadores e o andamento dos inquéritos; fim da sobrecarga dos servidores dessas unidades, acostumados a rotinas intensas em defesa da população em regiões com índices históricos de vulnerabilidade social; e fim da custódia de presos. “Essa Delegacia Cidadã é fruto de um esforço continuado do Governo do Estado em espaços mais dignos, amplos, arejados e modernos para atendimento na segurança pública, com benefícios para os servidores e para a população”, afirmou o governador Ratinho Junior. “Colombo é um município muito importante para a Região Metropolitana de Curitiba e que ainda tinha esse desequilíbrio. Estamos quitando uma dívida histórica do Estado”, completou..
Segundo o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a obra será entregue em um bom momento porque acompanha a redução nos índices de violência em Colombo e no Estado. De acordo com os dados da SESP, houve queda de 29% nos homicídios do município e de 9,8% no Paraná no ano de 2019. “Estamos investindo em treinamento, equipamentos, preparação e novas estruturas para a segurança pública. Esse conjunto dá resultado porque aproxima as polícias da população”, afirma o secretário. “Em Colombo haverá separação definitiva entre o trabalho da Polícia Civil e o do Depen. A nova estrutura vai focar exclusivamente em atender a população”. A área total do novo terreno tem 1,2 mil metros quadrados. O prédio é uma Delegacia Cidadã do tipo II, com dois pavimentos. A obra está com mais de 80% concluído, segundo o Estado. 

Economia

Além de melhorar o atendimento da população, o novo prédio deve garantir economia aos cofres públicos, com o fim do pagamento de R$ 10 mil mensais de aluguel do espaço que atualmente comporta a Delegacia do Alto Maracanã. Já o prédio da delegacia-sede de Colombo, que é próprio, será repassado ao Departamento Penitenciário depois de receber melhorias de infraestrutura nas celas.
 

Compartilhe nas Redes Sociais: