Servidores do Campus Colombo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde estão empenhados em um projeto de produção e distribuição de EPI’s, os Equipamentos de Proteção Individual, com o intuito de colaborar com o combate a Covid-19. Um dos principais produtos que está sendo elaborado é a máscara facial (face shield). A estimativa é de que o Campus Colombo possa produzir cerca de 100 máscaras diariamente.

Especificamente, o projeto do protetor facial para os profissionais da saúde é desenvolvido e coordenado pelo professor Marcos Dinís Lavarda e financiado pelo IFPR/PROEPPI. O projeto está disponível para livre reprodução e uso, seguindo recomendações da ANVISA. “Estes protetores faciais tem a vantagem de serem feitos somente com acetato e elásticos, dispensando a impressão 3D, tornando mais acessível e rápida a fabricação, que pode ser realizada pelos próprios usuários, utilizando o gabarito disponível em uma folha de acetato tamanho A3, elástico, tesoura e furador de papel. O protetor fica pronto em 5 minutos”, detalhou Lavarda.

A equipe de servidores, formada também por Ademir Luiz do Prado, Eduardo Liquio Takao, Emílio Rudolfo Fey Neto, Marcio Rodrigo Santos está desenvolvendo outros dois projetos: um purificador de ar, utilizando luz ultravioleta UV-C, para a desinfecção de ambientes e um ventilador pulmonar. Para o primeiro, o IFPR está contando com a doação de materiais e cortes de chapas de MDF para as caixas, e estima a produção de 5 equipamentos na próxima semana, para disponibilização em ambientes de circulação, como hospitais, com o intuito de reduzir a carga de microorganismos presentes no ar.

Já o segundo está tendo a colaboração do IFPR junto à UFPR (Universidade Federal do Paraná) e outras entidades. Espera-se que este projeto seja viabilizado em conjunto para disponibilização de ao menos 10 equipamentos nas próximas semanas.

Compartilhe nas Redes Sociais: