IFPR Campus Colombo oferece 160 vagas para cursos técnicos de nível médio – Jornal de Colombo

IFPR Campus Colombo oferece 160 vagas para cursos técnicos de nível médio

IFPR Campus Colombo oferece 160 vagas para cursos técnicos de nível médio

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020 do IFPR (Instituto Federal do Paraná), que seleciona candidatos aos cursos técnicos presenciais oferecidos pela instituição. Para o próximo ano, em todo o Estado, estão disponíveis 3.015 vagas, sendo que 80% destas vagas são destinadas às políticas de inclusão social e 20% à ampla concorrência. As

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020 do IFPR (Instituto Federal do Paraná), que seleciona candidatos aos cursos técnicos presenciais oferecidos pela instituição. Para o próximo ano, em todo o Estado, estão disponíveis 3.015 vagas, sendo que 80% destas vagas são destinadas às políticas de inclusão social e 20% à ampla concorrência. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro, pelo site da banca organizadora das provas, a Funtef. No processo seletivo deste ano o Campus Colombo oferece 160 novas vagas, distribuídas entre cursos técnicos presenciais de nível médio. 

Os cursos técnicos de nível médio se subdividem em duas formas de oferta: integrado ao Ensino Médio, destinada aos candidatos que concluíram o nono ano do Ensino Fundamental e desejam cursar o Ensino Médio no IFPR, de forma conjunta a uma formação técnica; e subsequente ao Ensino Médio, destinado aos estudantes que já concluíram este nível de ensino. Os cursos integrados são ofertados nas áreas de Administração, Alimentos e Informática, enquanto o subsequente é apenas em Administração. O início das aulas está previsto para o dia 7 de abril de 2021.

O Processo Seletivo para os cursos de graduação está previsto para maio de 2021 e levará em conta o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato concorrerá com o score de sua preferência em qualquer um das provas referentes a 2017, 2018, 2019 ou 2020.

Inclusão social

Assim como em anos anteriores, o Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas à inclusão social.

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.567,50) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos. 

O IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

Sorteio público

O sorteio público para o preenchimento das 3.015 vagas do Processo Seletivo IFPR será realizado entre os dias 1º a 3 de março de 2021. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento virtual dos sorteios.

Inscrições

As inscrições, no valor de R$ 25, podem ser feitas até 8 de fevereiro. Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus junto ao IFPR. A data limite para pedido de isenção é 29 de janeiro. Em caso de dúvidas, o concorrente pode enviar e-mail para ifpr2021@funtefpr.org.br.

Campus Colombo

O Campus Colombo do IFPR possui uma área total de 55 mil metros², e atende cerca de 450 estudantes oferecendo acesso a ensino, pesquisa e extensão de forma gratuita e com qualidade. Seu quadro docente é formado em sua maioria por mestres e doutores, que contam com o suporte de técnicos administrativos qualificados nas mais diversas áreas.

Em abril de 2019 houve a inauguração do espaço didático multiuso. A estrutura disponibiliza para os estudantes do Campus, assim como para os servidores, salas de aula, auditório para eventos sociais e culturais, biblioteca, laboratório de informática, de alimentos, salas administrativas, entre outros.

2 comments

Posts