Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020 do IFPR (Instituto Federal do Paraná), que seleciona candidatos aos cursos técnicos presenciais oferecidos pela instituição. Para o próximo ano, em todo o Estado, estão disponíveis 3.015 vagas, sendo que 80% destas vagas são destinadas às políticas de inclusão social e 20% à ampla concorrência. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro, pelo site da banca organizadora das provas, a Funtef. No processo seletivo deste ano o Campus Colombo oferece 160 novas vagas, distribuídas entre cursos técnicos presenciais de nível médio. 

Os cursos técnicos de nível médio se subdividem em duas formas de oferta: integrado ao Ensino Médio, destinada aos candidatos que concluíram o nono ano do Ensino Fundamental e desejam cursar o Ensino Médio no IFPR, de forma conjunta a uma formação técnica; e subsequente ao Ensino Médio, destinado aos estudantes que já concluíram este nível de ensino. Os cursos integrados são ofertados nas áreas de Administração, Alimentos e Informática, enquanto o subsequente é apenas em Administração. O início das aulas está previsto para o dia 7 de abril de 2021.

O Processo Seletivo para os cursos de graduação está previsto para maio de 2021 e levará em conta o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato concorrerá com o score de sua preferência em qualquer um das provas referentes a 2017, 2018, 2019 ou 2020.

Inclusão social

Assim como em anos anteriores, o Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas à inclusão social.

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.567,50) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos. 

O IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

Sorteio público

O sorteio público para o preenchimento das 3.015 vagas do Processo Seletivo IFPR será realizado entre os dias 1º a 3 de março de 2021. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento virtual dos sorteios.

Inscrições

As inscrições, no valor de R$ 25, podem ser feitas até 8 de fevereiro. Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus junto ao IFPR. A data limite para pedido de isenção é 29 de janeiro. Em caso de dúvidas, o concorrente pode enviar e-mail para ifpr2021@funtefpr.org.br.

Campus Colombo

O Campus Colombo do IFPR possui uma área total de 55 mil metros², e atende cerca de 450 estudantes oferecendo acesso a ensino, pesquisa e extensão de forma gratuita e com qualidade. Seu quadro docente é formado em sua maioria por mestres e doutores, que contam com o suporte de técnicos administrativos qualificados nas mais diversas áreas.

Em abril de 2019 houve a inauguração do espaço didático multiuso. A estrutura disponibiliza para os estudantes do Campus, assim como para os servidores, salas de aula, auditório para eventos sociais e culturais, biblioteca, laboratório de informática, de alimentos, salas administrativas, entre outros.

Compartilhe nas Redes Sociais: