De acordo com o boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) até o fechamento desta reportagem especial de aniversário do município de Colombo, foram oficialmente contabilizados 313 óbitos de colombenses causados pela Covid-19, a doença causada pelo vírus Sars-CoV-2, que modificou muita coisa em todo o planeta e que já vitimou mais de 2,2 milhões de pessoas.  

Apenas como comparação, a mortalidade da Covid-19 em Colombo é de aproximadamente 128 casos fatais a cada 100 mil habitantes. Segundo o Atlas da Violência dos Municípios Brasileiros de 2019, que registrou dados do ano de 2017, Colombo teve um índice de 41,1 homicídios a cada 100 mil habitantes, número que, na época, deixou o município entre os mais violentos do Estado.  

A primeira morte registrada oficialmente em Colombo pela doença da Covid-19 aconteceu em 22 de maio. De lá para cá, a cidade registrou uma média diária de 1,21 mortes relacionadas diretamente à pandemia.  

Entre essas mais de três centenas de vítimas, estava a professora colombense Daiana Stefhanne Costa da Silva. A jovem profissional, que estava grávida quando contraiu a doença, teve de ser internada e intubada, e em dado momento, devido ao quadro clínico, foi submetida a uma cesariana. O bebê, felizmente, nasceu saudável. Por outro lado, Daiana não resistiu e faleceu alguns dias depois do parto, sem sequer conhecer a pequena Catarina. A professora deixou o esposo e uma outra filha mais velha. 

Na semana do aniversário de Colombo, o nome de Daiana foi eternizado em uma das ruas do município. O prefeito Helder Lazarotto assinou o decreto n°016/2021, que nomeia como Rua Professora Daiana Stefhanne Costa da Silva uma nova via que foi construída no bairro Ana Terra, entre a rua Felício Kania e a Avenida Prefeito João Batista Stocco. 

Outra vítima fatal do coronavírus foi Sílvio Falate, de 67 anos. O participante do Movimento de Irmãos da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, no Guaraituba, faleceu no dia 13 de junho e foi um dos primeiros casos fatais confirmados no município. Na época, a reportagem do Jornal de Colombo conversou com o filho de Silvio, que carrega o mesmo nome do pai. “O pai era um homem trabalhador, muito conhecido aqui em Colombo. Todo mundo gostava dele. Não tinha o que falar de negativo sobre ele”, comentou.  

Um caso que também teve grande repercussão na comunidade colombense foi a morte do policial militar Joel Santos de Matos, lotado na 1ª Cia do 22º Batalhão de Polícia Militar. O soldado foi o primeiro policial militar da Região Metropolitana de Curitiba a ser vítima da Covid-19. “O policial militar desempenhou dedicadamente o seu trabalho em prol da segurança do povo paranaense. Foi cumpridor do seu dever como policial e hoje nos deixa um eterno vazio em nossos corações”, disse uma nota do 22º BPM, destacando os 14 anos de serviço do policial.  

Recentemente, a cidade também se emocionou com a despedida do empresário Dionei Silva, proprietário da rede de supermercados Rio Verde. Considerado um dos nomes mais expressivos e bem sucedidos do empresariado local, Dionei recebeu inúmeras homenagens de funcionários, amigos e da população em geral. 

Infelizmente, não foi possível identificar todos os 313 cidadãos colombenses que não conseguiram vencer a Covid-19 para prestar uma justa homenagem. Entretanto, registramos nossos mais sinceros sentimentos a todos os colombenses atingidos por esta pandemia e seguimos com a esperança de que em breve não percamos mais colombenses para esta doença. Que Colombo possa seguir em frente com saúde, sem esquecer jamais dos que nos deixaram.  

Compartilhe nas Redes Sociais: