Na tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro, na Câmara Municipal de Colombo, foi realizada a cerimônia de posse do novo prefeito Helder Lazarotto e de seu vice, Alcione Giaretton. Na ocasião, também foram empossados os 17 vereadores eleitos para a legislatura no período 2021-2024.

Em rápida conversa com a reportagem do Jornal de Colombo, o prefeito Helder destacou o que, segundo ele, a população colombense pode esperar da nova gestão. “O colombense pode esperar muito trabalho e muita dedicação. Vamos honrar cada voto com isso: trabalhando muito e se dedicando para dar o melhor e cumprir nosso programa de governo, que é fazer uma cidade mais moderna, que pense mais nas pessoas”, afirmou.

Perguntado sobre o sentimento de vitória pessoal após o resultado das eleições que premiou um projeto que começou ainda em 2013 junto ao Professor Alcione, Helder preferiu exaltar os objetivos a serem cumpridos nos próximos quatro anos. “A vitória pessoal não é a mais importante. O mais importante é termos a oportunidade de fazermos algo realmente diferente para nossa cidade. Mas realmente, é uma satisfação pessoal, pois não é fácil chegar a isso”, disse o novo prefeito.

Helder Lazarotto e Alcione Giaretton, momentos antes da cerimônia de posse. Foto: Yuri Casari

A posse

Logo após a abertura da sessão solene, presidida pela vereadora Dolíria Strapasson, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19. Em seguida, foi realizada a execução do Hino Nacional Brasileiro.

O prefeito Helder Lazarotto, o vice-prefeito Alcione Giaretton e cada um dos 17 vereadores eleitos e empossados fizeram o devido juramento à bandeira:

“Prometo defender e cumprir a Constituição Federal, a Constituição do Estado, a lei orgânica do município de Colombo e as demais leis, promover o bem estar do município e desempenhar com lealdade e patriotismo as funções de meu cargo”.

Todos assinaram seus respectivos termos de posse, oficializando a escolha da população colombense nas urnas.

Na mesa de honra, além da vereadora Dolíria, do prefeito e vice eleitos Helder Lazarotto e Alcione Giaretton, também estiveram o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, representando a Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), na condição de vice-presidente da entidade; e o deputado federal Aroldo Martins, do Republicanos.

Também participaram da solenidade o pastor-presidente da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Colombo, Edilson Siqueira e o vigário José Ronaldo Venâncio dos Santos, da Igreja Nossa Senhora do Rosário – Matriz, representando o pároco Arlindo Vieira.

Primeiro discurso

Depois da realização dos protocolos, Helder Lazarotto e Professor Alcione fizeram seus primeiros discursos na condição de prefeito e vice-prefeito do município.

Visivelmente emocionado, Alcione relembrou a trajetória conjunta da dupla. “Precisamos pensar como uma grande cidade, trabalhar e desenvolver. Essa cidade espera muito de nós. Acompanharam nosso trabalho, a nossa jornada. Estamos nessa caminhada desde 2013 com um propósito: fazermos um trabalho diferente, sério, com conhecimento, propriedade, união e determinação. Assim o fizemos, todos os dias, incansavelmente”, disse o vice-prefeito, que em seguida destacou as necessidade de Colombo. “Precisamos avançar muito na geração de trabalho, condições nas escolas, segurança, desenvolver nossa cidade. Que missão linda temos a partir de hoje. Vamos nos unir, trabalhar, porque a população que votou na gente espera isso de nós”, completou.

Helder Lazarotto, por sua vez, se direcionou aos vereadores eleitos e empossados. “Nossa missão é governar para todos para que nossa cidade possa avançar cada vez mais. Nas últimas semanas, venho falando com os vereadores sobre nossa cidade, e com muita alegria no coração posso falar que houve o entendimento do bem maior, que é a nossa cidade, o entendimento do momento em que vivemos, e que requer união de todos. Tive a honra de por quatro anos fazer parte dessa casa. Aprendi muita coisa aqui. Aprendi a respeitar muito o trabalho dos vereadores, pois eles são a primeira linha de atenção que o povo busca”, disse.

Em seguida, Helder falou à população sobre os desafios da nova gestão. “Nosso município precisa avançar muito. Temos demandas sociais e estruturais que precisam ser vencidas. Só tendo uma forma clara e transparente de entender as dificuldades e buscar soluções é que poderemos avançar. Teremos um cenário inicial complexo, mas a tendência é que até o fim do ano possamos avançar muito. A população confiou nesse projeto de uma gestão mais profissional e validou esse projeto votando no nosso grupo, na coligação Muda Colombo, para que nós tivéssemos a oportunidade de fazer o que a cidade precisa. Nos traz muita responsabilidade, mas creio que temos uma equipe muito preparada para isso”, encerrou.

Além de Helder e Alcione, fizeram uso da fala o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti e o deputado federal Aroldo Martins.

Bihl ressaltou a força de Colombo frente aos demais municípios da RMC. “Minha vinda aqui é pelo respeito que temos a Colombo, por ser um município vizinho importantíssimo para a Região Metropolitana, especialmente para a Região Metropolitana Norte. Sei que juntos podemos ser mais fortes. Helder, conta comigo para que possamos sempre fortalecer nossa região, especialmente Colombo e Campina Grande do Sul, que são cidades irmãs”, disse o prefeito da cidade vizinha.

Já o deputado federal lembrou aos presentes a necessidade de união por um bem comum, apesar das diferenças políticas existentes entre os componentes do Executivo e do Legislativo. “Nós somos filiados em partidos diferentes, temos ideologias diferentes, mas nossas ideologias políticas não falam mais alto que o nosso desejo de ajudar a população“, declarou.

Ida ao gabinete

Na sequência da cerimônia de posse, houve uma segunda solenidade para apresentação do secretariado do novo governo municipal. Posterior a isso, Helder Lazarotto realizou sua primeira visita ao gabinete de prefeito, na sede da Prefeitura Municipal. No perfil oficial do prefeito no Instagram, foi postada uma foto de Helder com a seguinte legenda: “Hoje se inicia uma nova etapa para nossas vidas e para nossa cidade”.

Compartilhe nas Redes Sociais: