A tendência apontada pelas pesquisas se confirmou. Helder Lazarotto (PSD) foi eleito o novo prefeito do município de Colombo com 43,97% dos votos válidos contra 36,06% do candidato Sergio Pinheiro (DEM). 

Uma instabilidade no sistema de divulgação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deixou um clima de suspense sobre quem, afinal, seria o novo prefeito da cidade. Na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Colombo, no Centro, as urnas começaram a chegar logo após às 17 horas. A partir das 17h30, com apenas 1,73% das urnas apuradas, o sistema travou, mas já apontava uma provável vitória de Helder. Por volta das 18h30, representantes do PSD já começavam a comemorar a partir dos resultados parciais obtidos nos boletins impressos que cada urna disponibiliza, e que estavam sendo liberados pelo TRE. Às 23 horas, enfim, o sistema foi liberando os resultados com mais rapidez e confirmou a eleição de Helder Lazarotto, com uma diferença absoluta de 7.516 votos. 

Ainda neste domingo, 15, Helder Lazarotto falou com exclusividade com a reportagem do Jornal de Colombo e deu sua primeira mensagem ao povo colombense através da imprensa. “Vamos trabalhar muito para melhorar as condições de vida da nossa população, principalmente na saúde, na educação, na segurança e na geração de emprego, que são áreas prioritárias. Deixo uma mensagem de luta, trabalho e muita dedicação pelo nosso povo”, afirmou.

O novo vice-prefeito, Professor Alcione, ressaltou a parceria construída com Helder nos últimos anos, passando por uma derrota nas eleições de 2016, coroada pelo resultado do atual pleito. “Foi um trabalho muito bem feito e bem organizado. Todo mundo sabe que esse projeto começou lá em 2013, com responsabilidade em tudo que estávamos fazendo. Conversando, dando ouvido às pessoas, planejando, organizando e trazendo pessoas do bem para gente. Por isso que deu super certo”, avaliou.

Campanha

A campanha de Helder Lazarotto foi a primeira a começar oficialmente, logo após o dia 27 de setembro. Com o apoio do governador do Estado, Ratinho Junior, e de nomes relevantes da política estadual, como o deputado federal Luizão de Pinhais, a coligação Muda Colombo apostou nas grandes carreatas e caminhadas para chamar a atenção do eleitor colombense. “Fomos muito bem recebidos em todos os lugares, andamos pelo comércios, pelas ruas, por todo o lugar. A população compreendeu a mensagem e a necessidade da mudança. O ‘Muda Colombo’ foi um sucesso, porque o povo sabe que precisa mudar a forma de governar, levar Colombo para a modernidade”, destacou Helder.

O novo prefeito também fez questão de falar sobre a parceria com o Governo do Estado, que foi um de seus alicerces de campanha. “Só tenho a agradecer ao governador Ratinho Junior, que é referência para nós. Está fazendo uma gestão de modernidade, de enxugamento da máquina pública. Vamos seguir esse exemplo em Colombo, diminuindo despesas e dando mais serviços de qualidade para a nossa população”, disse.

Perfil

Helder Lazarotto tem 59 anos e é casado com Elis Lazarotto. O novo prefeito é especialista em gestão de saúde pública, gestão pública, administração hospitalar, e em avaliação de tecnologias em saúde. No último ano, foi diretor da 2ª Regional da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde e Vice Presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde. Helder também já ocupou o cargo de secretário de Saúde de Campina Grande do Sul e de diretor administrativo do Hemepar, além de já ter sido o secretário de Saúde de Colombo e vereador por um mandato.

Resultado completo

Helder Lazarotto foi eleito com 43,97% (41.784), à frente de Sergio Pinheiro, que ficou com 36,06% (34.268). Em terceiro lugar, ficou o candidato Thiago de Jesus (MDB), com 14,11% (13.413 votos). Mais atrás, aparece Joel Cordeiro (POD), com 2,61% (2.482 votos); Aline Neves (PSOL), com 1,95% (1.857 votos) e Altair Caitano (PT), com 1,29% (1.223 votos).

A eleição 2020 teve um total de 110.939 votos computados. Destes, 85% foram válidos. Um total de 7,27% dos eleitores anulou o voto e outros 7,07% votou em branco. Houve uma abstenção de 24,73%, representando um total de 36.449 eleitores que não compareceram às urnas em Colombo. O índice foi menor do que a da capital, Curitiba, que ficou em 30%, e acima da média nacional, que ficou em 23%.

Pós-eleição

Dos demais cinco candidatos a prefeito, três se pronunciaram após o resultado das eleições. Thiago de Jesus, conhecido por seu forte engajamento nas redes sociais, publicou ainda antes do resultado final uma mensagem parabenizando o novo prefeito. “Parabéns para o ganhador. Política é assim. Viva  a democracia. Eu irei continuar cobrando, fazendo meu trabalho de oposição e honrando a cada um de vocês que confiam em mim”, afirmou. Com o seu humor característico, também realizou lives e publicou vídeos durante as últimas horas. Já a candidata Aline Neves agradeceu os votos recebidos. “Nosso agradecimento à cada um/uma que votou, declarou voto, fez campanha. Nossos votos possuem um valor simbólico, são atos revolucionários. Expressam consciência de classe. Nós existimos, resistimos, nos opomos e fizemos história”, publicou também em rede social. O candidato Sergio Pinheiro publicou um vídeo no final da tarde desta segunda-feira, 16, agradecendo os eleitores. “Agradeço a todos que foram às urnas neste momento de democracia e em especial aos mais de 34 mil eleitores que acreditaram na nossa proposta. Vida que segue”, afirmou. 

Compartilhe nas Redes Sociais: