A histórica chuva de granizo ocorrida na última terça-feira, 3, que deixou Colombo com um cenário de “inverno europeu”, causou diversos problemas em todo o município. De acordo com uma estimativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ao menos 50% das propriedades rurais foram substancialmente afetadas pela precipitação. 

A Secretaria ainda está avaliando o saldo total de prejuízos causados e já iniciou os trabalhos junto aos produtores para minimizar os efeitos da “neve” colombense. “Primeiramente, nós acionamos a Defesa Civil. Muitos desses produtores possuem seguro agrícola, e a partir do laudo emitido pelo órgão, é possível que eles acionem o seguro junto aos bancos. Também estamos trabalhando junto à prefeita Beti Pavin para que seja lançado um decreto de estado de emergência e que seja possível postergar boletos relacionados a programas municipais, como uma forma de subsídio aos produtores”, detalhou o secretário da pasta, Márcio Toniolo. 

Ainda de acordo com o dirigente, o granizo destruiu a totalidade de plantações, especialmente aquelas de cultivo em campo aberto, como alface, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, pepino e chuchu. 

No perímetro urbano de Colombo, a chuva de granizo também prejudicou residências e estabelecimentos. Em uma cancha de futebol sintético localizada na Avenida São Gabriel, toda a estrutura do complexo esportivo cedeu em razão do peso do gelo. 

Na Capital e em outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba também foram registradas situações de grande precipitação de granizo. Em Curitiba, treze bairros foram os mais afetados: Santa Cândida, Boa vista, Bairro Alto, Cajuru, Centro, Portão, Boqueirão, Alto Boqueirão, Tingui, CIC, Bacacheri, Atuba e Capão da Imbuia. Além de Colombo, os municípios de Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Lapa e Quitandinha também foram atingidos.

Compartilhe nas Redes Sociais: