Governador Ratinho Junior inaugura transposição do Rio Capivari - Jornal de Colombo

Governador Ratinho Junior inaugura transposição do Rio Capivari

Governador Ratinho Junior inaugura transposição do Rio Capivari

Na manhã desta quinta-feira, 28, o governador Ratinho Junior esteve presente no município de Colombo para a inauguração da transposição do Rio Capivari, levando 714 litros de água por segundo para a Bacia do Iraí, com o objetivo de ampliar o abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba. A obra estava prevista para ter início em

Na manhã desta quinta-feira, 28, o governador Ratinho Junior esteve presente no município de Colombo para a inauguração da transposição do Rio Capivari, levando 714 litros de água por segundo para a Bacia do Iraí, com o objetivo de ampliar o abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba.

A obra estava prevista para ter início em 2022 e término por volta de 2025. Porém, com a crise hídrica, a Sanepar adiantou os trabalhos, em um investimento total de R$ 55 milhões. “Estamos vivendo a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. O Paraná está em calamidade hídrica há um ano e oito meses. E neste momento, nós fizemos um grande planejamento emergencial. Antecipamos em quase cinco anos esta obra, feita em apenas seis meses, e que vai oportunizar levar para as casas dos paranaenses cerca de 700 litros por segundo a mais, que vai ajudar a encher nossos reservatórios”, ressaltou o governador.

Após ser captada, a água percorre um caminho com extensão de 26,7 quilômetros. O volume de água obtido passa a compor a reserva da Barragem do Iraí no Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), que atende dez municípios com água tratada: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. “”Fizemos uma obra com extrema qualidade. Claro, ela não vai resolver todos os problemas da escassez. Temos um déficit de cerca de seis a sete meses de falta de chuvas. Mas vamos minimizar esta situação”, pontuou o presidente da Sanepar, Cláudio Stábile.

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, ressaltou os benefícios a longo prazo, além da questão emergencial. “Parabenizo toda a equipe técnica da Sanepar. É uma obra realizada em tempo recorde e que não perdeu sua qualidade e cuidado com a natureza. Esta obra vai atender boa parte do município de Colombo, como os bairros da Vila Guarani, Campo Alto, Atuba, Rio Verde, nossos vizinhos de Pinhais, a região norte do município de Curitiba, entre outros. E depois que passar este momento de crise hídrica, o espaço será transformado em uma estação de tratamento”, disse.

Conforme o Plano Diretor do SAIC, está prevista a construção de uma estação de tratamento para as águas do Rio Capivari, em que futuramente, as mesmas adutoras que estão levando água bruta para a Barragem do Iraí irão levar água tratada, conectando-se ao reservatório Monte Castelo e também ao futuro reservatório Roseira.

Também presente, esteve o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. “É uma obra de visão que o governador do Estado traz a Colombo, colocada a serviço da Grande Curitiba e dos habitantes metropolitanos. É agua suficiente para abastecer 400 mil famílias. Vemos com entusiasmo e alegria o feito da engenharia da Sanepar”, afirmou Greca.

Presenças

Também estiveram presentes na ocasião da inauguração da transposição, o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; a prefeita de Pinhais, Marli Paulino; o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo; o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; o vice-prefeito de Colombo, Alcione Giaretton; e o presidente da Câmara Municipal de Colombo, Vagner Brandão.

Posts