Nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, Colombo comemora os 131 anos de emancipação política. Mas a festa já começou. Na quarta-feira, 3, a Prefeitura de Colombo promoveu uma breve solenidade para celebrar a data especial do calendário. Em frente à sede do Executivo municipal, foram executados o hino nacional brasileiro e o hino do município por parte da Famcol, a Fanfarra Municipal de Colombo, interpretados, respectivamente, pela pastora Brenda Drumond e pela agente de Saúde do município, Juliane Guth. 

O prefeito Helder Lazarotto, o vice-prefeito Alcione Giaretton e o vereador e presidente da Câmara, Vagner Brandão, fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Colombo, respectivamente. 

Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Colombo, Vagner Brandão, destacou o crescimento da cidade de Colombo nas últimas décadas. “Esse é um momento para o nosso município, de muito amor. São 131 anos de luta, de batalha, de vários povos. Nosso município tem se desenvolvido, tem buscado o crescimento, já não é mais a mesma Colombo de 131 anos atrás. É um momento muito feliz para nós que estamos aqui hoje. Infelizmente, não podemos fazer algo maior porque a pandemia acaba nos restringindo de muitas coisas. Mas não poderíamos deixar passar em branco essa data, Que viva Colombo por muito mais anos e que esse crescimento com a nova gestão se acelere”, discursou. 

Em seguida, a palavra foi passada para o prefeito que pontuou a evolução colombense de 1890 para a contemporaneidade. “É um dia de alegria, dia de uma festa muito mais interior, pela questão que o mundo passa em relação à pandemia. Mas Colombo cresceu muito desde esse período, até um pouquinho antes com algumas famílias de imigrantes italianos até chegar aos dias de hoje, passando por muitas fases e etapas se tornando um dos maiores municípios do Paraná. É o oitavo município do nosso Estado, maior município da região Norte de Curitiba, segundo maior município de toda Região Metropolitana, com uma população hoje que já se aproxima de 300 mil habitantes. Aquela vila de imigrantes italianos se tornou uma cidade grande e precisa se tornar uma grande cidade, com as políticas públicas acompanhando a dimensão e o tamanho da nossa cidade e da nossa população”, disse.  

Helder Lazarotto também lembrou a história da Casa de Cultura, localizada ao lado da Prefeitura, e que foi utilizada para registrar as fotos das autoridades neste momento histórico. “A Casa de Cultura, que está ao lado, passou a ser sede da nossa Prefeitura Municipal e da nossa Câmara também, que na época funcionavam no mesmo prédio, em 1930. Até 1983 as sessões parlamentares aconteciam nesse prédio. Dez anos antes a Prefeitura já havia se mudado para o atual prédio”, contou. 

Na sequência, Helder falou sobre o trabalho da diretora do Departamento de Cultura, Mari Vidolin. “Ressalto e agradeço o trabalho da Mari, nossa diretora de Cultura. Sabemos que as atividades culturais também estão prejudicadas nesse momento, mas isso vai passar e em breve as atividades retornarão”, afirmou. 

Por fim, o prefeito voltou a falar sobre os objetivos de sua gestão. “Mais uma vez, quero agradecer, parabenizar, ressaltar e reforçar o nosso compromisso com a nossa cidade, de fazer com que Colombo realmente alcance através de políticas públicas o patamar que ela tem de ser a oitava cidade do nosso Paraná. Parabéns, Colombo”, finalizou. 

Também fizeram parte da cerimônia o secretariado municipal e os demais vereadores. 

Compartilhe nas Redes Sociais: