Entre os serviços essenciais mantidos desde o início da pandemia do novo coronavírus estão os serviços de Saúde, entre eles os das farmácias. Além das farmácias comerciais, há em Colombo o trabalho da Farmácia Municipal, localizada na Regional Maracanã, que fornece medicamentos gratuitamente aos munícipes. O atendimento rotineiro do local sofreu alterações em razão deste problema de saúde pública e segue as medidas obrigatórias estabelecidas pelos poderes executivos locais e estadual.

Nas dependências da Farmácia Municipal é obrigatório o uso de máscara, além da orientação de constante higienização das mãos e o distanciamento social. Está permitida a entrada de apenas uma pessoa por vez. A permissão de acompanhantes será apenas em casos específicos e prioritários, segundo a Prefeitura Municipal. O contribuinte pode também entrar em contato com a Farmácia para consultar a disponibilidade do medicamento pelo telefone 3675-5965, ou pela central URA 3675-5900 (opção 3).

Para retirar algum medicamento, é necessário ser residente em Colombo; estar cadastrado no Sistema IPM da Prefeitura Municipal através da Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou de abrangência; manter o cadastro atualizado; ser medicação de distribuição municipal e o medicamento não estar em falta. Além da receita médica, o usuário deve estar munido de documento oficial do paciente com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho), ou certidão de nascimento em caso de menores de 18 anos. Se a pessoa for menor de idade, é necessária a presença de um responsável para a retirada da medicação.

Novos cadastros podem ser efetivados através de uma Unidade Básica de Saúde . O cidadão deve portar comprovantes de água/luz no nome da pessoa ou por parentesco (pai, mãe, filho); registro de imóvel – talão IPTU; contrato de locação de imóvel; certidão de casamento e nascimento para dependentes, além de documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho).

Compartilhe nas Redes Sociais: